Apple vende dois milhões de iPads em menos de 60 dias

Você sabia que a Apple já ultrapassou a marca de dois milhões de iPads vendidos em pouco menos de 60 dias desde o seu lançamento, em 3 de abril.



"Os usuários ao redor do mundo estão experimentando a mágica do iPad e aparentam o estar adorando tanto quanto nós. Agradecemos a paciência deles e estamos trabalhando pesado para construir iPads em quantidade suficiente para todos”, disse Steve Jobs, CEO da Apple.

Uma boa notícia para falar no cafezinho.

Um abraço a todos.

Notícia da MacMagazine.

Dilbert - O Chefe nunca erra





Moral da história: O chefe não erra! Ele pode se enganar, movido por informações erradas.

Caso real: Em visita a uma empresa, conversava com o gerente, quando chegou um cliente para reclamar de um erro no faturamento do seu pedido. Queria uma solução imediata do problema, pois tinha pressa. Antes de o cidadão agir para resolver, foi à caça de quem falhou, atribuindo logo a culpa a um estagiário, que se defendeu com uma autorização assinada pelo próprio gerente. Não se dando por satisfeito, falou que isso era falta de atenção da equipe, pois alguém deveria ter descoberto o erro e consertado a tempo. O certo é que para essas pessoas haverá sempre um culpado. E onde há estagiário, então, os chefes nunca erram. Coitado dos estagiários!


Você tem algum outro caso real? Cite ele como comentário.

Um abraço a todos.

Motivação da TAM para a Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Futebol já está na África do Sul, mas durante o trajeto a TAM realizou algumas ações motivacionais.
 

Mas por que realizar esta motivação? Recentemente ouvi a seguinte declaração: Ninguém motiva ninguém, cabe a cada ser humano a tarefa de se auto-motivar.

Eu não concordo com isso, pois é muito mais cômodo para os gestores de empresas colocar esta responsabilidade de realizar a motivação, que também é dos deles, somente nas mãos das pessoas que trabalham na empresa.

O que motiva a grande maioria das pessoas são os desafios, estamos querendo sempre nos superar. Aí está a importância da motivação.Imagine uma equipe que trabalha somente com o objetivo de cumprir o que foi pré estabelecido sem levar em consideração as vontades individuais das pessoas envolvidas. Provavelmente será um fracasso, um time apático, vivendo para o dia a dia, sem visão de futuro.

O que queremos como seres humanos é a possibilidade de realizarmos nossos sonhos.Trabalhar em uma empresa que nos dá esta possibilidade, é tudo que precisamos para visualizar nosso dia com outros olhos, tornando-o mais contagiante.

Desta maneira, formamos pessoas que irão dar todo o seu potencial para atingir esta realidade, e assim criamos times fortes e realizados.

Cabe aos gestores de empresas criar nas organizações, condições para que as pessoas realmente consigam sentir esta realidade. A TAM ajudou e muito o Dunga realizar a motivação da Seleção Brasileira, para trazer o Hexa para o Brasil.

Imagine que você vai pegar um avião para ir jogar uma Copa do Mundo e chega e vê um avião como nas fotos abaixo. Como seria sua reação?






Acredito que para os jogadores e comissão técnica já foi uma grande surpresa.

Mas a motivação não pará por ai, veja como está o avião.




Como você acha que ficou a vontade da seleção de ganhar a copa após tudo isso? Eu entendo que ficou muito alta..

Meus parabéns a TAM por isso. E vamos ao HEXA!!

Um abraço a todos.

Como entrevistar alguém para uma vaga de emprego?

Fico muito feliz quando temos novos desafios. O desafio do dia foi, como se preparar melhor para ser um entrevistador de uma vaga de emprego. Isso mesmo leitores, vamos falar do lado que controla a entrevista, o temido entrevistador.



Para me preparar melhor, fui atrás de sites com algumas dicas e vou tentar sintetizar este conhecimento agora, em algumas dicas.

  • (Preparando a Vaga) Entenda bem a vaga – é muito importante você fazer uma descrição detalhada sobre a vaga, só colocar um nome não basta. Você precisa dizer para quem essa pessoa irá trabalhar, qual será o resultado esperado, o que a pessoa irá fazer, etc.
  • (Preparando a Vaga) Visualize o candidato ideal – você tem que visualizar como a pessoa irá interagir com equipe, com o chefe e com você. Tenha em mente como descobrir se ele é o candidato ideal.
  • (Preparando a Vaga) Faça uma lista de perguntas sobre a vaga – pense bem sobre a vaga e o que você gostaria de saber sobre um candidato para preencher esta vaga.
  • (Antes da Entrevista) Leia o currículo – é muito importante você ler todo o currículo e outros documentos do candidato como carta de recomendação ou e-mail. Procure por questões que você deseja esclarecer durante a entrevista, como uma pequena permanência em uma empresa ou uma função que não está muita clara.
  • (Na Entrevista) Faça perguntas abertas – que são aquelas perguntas que a pessoa precisa elaborar a resposta e não um simples sim ou não. Exemplo: “Como o trabalho em equipe contribui na execução do seu trabalho?” ao invés da pergunta fechada “Você trabalha bem em equipe?”
  • (Na Entrevista) Apresente cenários hipotéticos – crie algumas situações e cenários hipotéticos e pergunte as soluções para estas situações para o candidato, claro que devem ser situações que ocorrem no dia a dia da vaga pretendida. Com isso você tem como entender como o candidato toma decisões e como ele irá se comportar em algumas situações.
  • (Na Entrevista) Venda a sua empresa durante a entrevista – no mercado atual os candidatos também escolhem a empresa, com isso você deve vender a sua empresa durante a entrevista, mostrando que ela tem de melhor. Além disso você deve abrir para o candidato fazer pergunta durante a entrevista, caso ele não faça nenhum busque entender o motivo.
  • (Na Entrevista) Deixe bem claro os próximos passos após a entrevista – é importantíssimo ao fim da entrevista o candidato entender todo o processo, em quantos dias terá uma resposta, e o que ele irá precisa fazer, para o candidato ficar mais algo e não precisar ficar em contato constantemente. Esta falta de comunicação é uma das maiores reclamações dos processos de contratação.


Encontrei um blog onde tem algumas das dicas que utilizei aqui, é o blog do Comunicar é Preciso.

E você como você se comporta em como papel de entrevistador? Fico esperando a sua contribuição aqui nos comentários, um abraço, continuaremos com a busca por mais conhecimento e nos acompanhe nas redes sociais.


Sim, a boa e velha entrevista de emprego resistiu as inovações tecnológicas e mantém-se no topo da lista das ferramentas de contratação de novos colaboradores. Mesmo com a especialização de empresas de headhunting, com o reconhecimento das áreas de RH nas empresas, com as indicações pipocando aos montes pelos twitters, linkedins e facebooks da vida e o desenvolvimento de diversas ferramentas de avaliação e análise de perfil, nada supera um Téte-a-Téte na hora de bater o martelo.

E é ai que a coisa pode desandar. O Departamento de RH pede ao gestor da área X (que está em processo de contratação) se ele pode entrevistar alguns candidatos pré-selecionados pois ninguém melhor que ele para saber qual perfil de colaborador se encaixa com o resto equipe ou não. Ele responde “tudo bem pode mandar o pessoal aqui na semana que vem.” E esquece completamente da entrevista.

Na semana seguinte os candidatos estão na antesala do gestor, quando ele chega e pergunta `a sua assistente quem são aquelas pessoas e dai lembra-se que devia ter visto os curriculos e analisado a descrição da vaga em questão.

- Tudo bem Regina, me dá 5 minutos e manda o primeiro entrar.

O gestor entra faz uma busca em suas coisas, uma busca na internet, pega papel e caneta, procura pelos curriculos (que ele tem certeza que deixou em algum lugar) respira fundo e vamo que vamo!

Algumas semanas depois ele desabafa com um colega da empresa sobre o péssimo trabalho que o RH fez ao indicar o Roberval para a vaga que ele precisava e que agora teria de fazer o processo todo novamente por causa disso.

Essa é uma história fictícia, mas que acontece cotidianamente nas empresas por pura falta de preparação, organização ou simplesmente saber o que fazer.

Se você foi encarregado de conduzir uma entrevista de emprego siga estas simples dicas e suas chances de encontrar um ótimo candidato serão maiores.

1. Descreva a vaga –

Isso mesmo, não adianta só botar o nome do cargo e achar que ele já diz tudo. Detalhe o que se faz nessa posição, de que maneira se faz, com quem se vai trabalhar diretamente, qual resultado se espera alcançar, quais áreas são diretamente ligadas a posição etc.

Essa descrição ajudará tanto o RH (ou o headhunter) a direcionar seus esforços na direção que você quer e precisa.

2.Visualize o candidato Ideal
– vá além das habilidades profissionais que você acha que ele deve ter. Pense em como ele é com a equipe, como ele age em relação a você. Isso o ajudará a identificar um possivel escolhido quando tiver um na sua frente. Afinal como você saberá que encontrou se nem sabe o que está procurando?

Tome muito cuidado com exageros ou idealizações extremas como essa aqui – Só isso?

3. Leia todo o curriculoe também a carta (ou email) de apresentação de cada candidato, do começo ao fim, de trás pra frente, procure por questões que você queira esclarecer durante a entrevista como uma dispensa precoce em alguma empresa ou uma ou outra função não muito clara pra você.

4. Faça uma lista de perguntas específica para a vaga.Para isso que serviram as dicas 1 e 2. Pense: O que você precisa saber sobre o candidato para preencher esta vaga?

5. Faça perguntas abertas –
perguntas abertas são aquelas que exigem uma elaboração da resposta por parte do candidato e não apenas um simples sim ou não.
Por exemplo: Você pergunta para o candidato
- Você trabalha bem em equipe? (qual você acha que será a resposta de todo e qualquer candidato? Sim!!!!!)
Agora se você faz a mesma pergunta mas de forma aberta…
- Como o trabalho em equipe contribui na execução do seu trabalho?
- Como você é trabalhando em equipe e qual seria um exemplo disso?
- Como você agiria numa situação X?
Esta útlima pergunta nos leva a próxima dica que é…


6.Faça de contaApresente cenários hipotéticos e pergunte as soluções para situações que ocorrem no dia a dia da vaga pretendida.
- O que você faria se…
- Como você solucionaria o seguinte problema? Um fornecedor…
Dessa forma você tem a oportunidade de checar o candidato na tomada de decisão e solução de problemas.

7. Esclareça os pontos obscuros do curriculo dele como descrição de função ou mobilidade extrema
8. Entrevista é uma via de mão duplaAo mesmo tempo em que você entrevista seu candidato ele também está de certa forma entrevistando a pretensa empresa em que trabalhará (ou não).
De que maneira você vai vender o peixe de sua empresa? (sim é sua função fazer isso também)


9. Deixe bem claro quais serão os próximos passos após encerrada a entrevista.
Agradeça a participação da pessoa no processo e diga ou escreva o que ela deve esperar. Em quantos dias a resposta virá, se ela precisa dar retorno ou não, se existem outras etapas no processo, enfim tudo aquilo que deixará a pessoa mais sossegada e sem te azucrinar enviando emails para saber se o emprego é dela ou não.
A maior reclamação de candidatos (eles tem até fórum na internet para discutir processos de seleção mal feitos) é sobre a falta de informações após as entrevistas. Não entre para essa lista negra, ela pode custar caro para você e sua empresa

E por fim,
Faça o que eu digo e ninguém sairá ferido (tudo bem essa última você pode ignorar)Bjs, abs e piparotes!

Sua vida em estatísticas

Já pensou em ter características suas em um info-gráfico, uma espécie de indicador de você mesmo?

É difícil fazer uma análise imparcial sobre o quanto hábitos e preferências pessoais fazem de você uma pessoa “comum” ou “exótica”?

Isso é possível de ser feito no site da ÌonZ, respondendo algumas perguntas simples em português você terá o seu info-gráfico, te comparando com outras pessoas que também fizeram.Você pode ainda alterar algumas parâmetros como cor dos destaques, foto e uma mensagem. Além disso no final você pode salvar uma imagem para utilizar como papel de parede.



Este é o Rodrigo Vital, e você como é?

Faça o seu próprio info-gráfico no site da ÍonZ e poste aqui o link do seu info-gráfico.

Um abraço para todos.

Como participar de uma reunião de trabalho


Pesquisando na internet sobre reuniões, fiquei espantando com a quantidade de pessoas perguntando e falando sobre como se deve comportar ao participar de uma reunião e um texto buscando responder. Se elas deviam apenas ouvir e ficar calada, ou se podiam contestar o que está sendo discutido.


Tenho uma visão que se você convida uma pessoa para uma reunião, eu quero que ela participe, desta forma ela deve se envolver com o que está sendo discutido, e não ficar como enfeite.

O problema que em muitas vezes quando chamamos alguém que não tem o costume de participar de reuniões, esta pessoa vai apenas para marcar presença, isso é fica como um figurante. Ela só se manifesta quando a mesma é solicitada, em resumo é uma pessoa apática, nada é de seu interesse.

É importante entender que o ideal é se preparar antes de ir em uma reunião, seja identificando assuntos que possam ser discutidos, ou elaborando dados e informações adicionais. Uma dica final é se você está indo em uma reunião você tem que levar algumas coisas, um material (sempre que possível), ideias e material de anotação (Assunto já abordado no post "O que levar em uma reunião") 

Desta forma, quando for chamado para uma reunião lembre-se: A sua opinião é muito importante, você tem que se envolver, se não a sua presença não está acrescentando nada.

O texto que estava buscado responder como participar de uma reunião é do site Dicas Profissionais.

E você como você se comporta em uma reunião que você foi convidado? Fico esperando a sua contribuição aqui nos comentários, um abraço, continuaremos com a busca por mais conhecimento e nos acompanhe nas redes sociais.

As 20 Piores Frases no Trabalho

Estava navegando na internet e vi as 20 piores frases no trabalho no Tribo do Mouse. Achei as frases muito engraçadas, mesmo o blog dizendo que são reais.
  • Você foi demitida, ah Patrícia, você já sabe o resto né?
  • Bônus? Que bônus? Sinta-se grato de ainda ter emprego.
  • Não, não, esse não é o vale refeição, é o seu salário mesmo.
  • Meu chefe é uma mala, o salário é ruim, benefícios não existem. Só venho aqui mesmo pelo cafezinho que a tia faz de manhã, uma delícia.
  • Tem um lado positivo, conheci um cara que sofreu o mesmo acidente e virou presidente.
  • Não entenda isso como uma demissão, mas como uma promoção ao mercado de trabalho.
  • Você não é pago para pensar (essa eu já ouvi).
  • O ambiente aqui na empresa anda tão pesado que o João tirou férias no inferno e voltou renovado.
E você conhece alguma outra frase? Fico esperando a sua contribuição aqui nos comentários, um abraço, continuaremos com a busca por mais conhecimento e nos acompanhe nas redes sociais.

, não, esse não é o vale refeição, é o seu salário mesmo.

8:15, só mais sete horas e quarenta e cinco minutos para isso terminar.

Se a cerveja estivesse tão gelada quanto os salgadinhos, esse happy hour seria perfeito.

Você foi demitido, o Pedrão, o amante da sua mulher vai ficar no seu lugar.

Você foi demitido, a Patrícia, ah, você já sabe o resto né?

Não aguento mais esse emprego, acho que vou largar tudo e virar carcereiro.

Infelizmente o nosso plano de saúde não cobre os membros inferiores.

Pensa bem, são só mais 27 anos e 8 meses para a aposentadoria.

Não é trabalho infantil, eles são todos pigmeus escravos.

Bônus? Que bônus? Sinta-se grato de ainda ter emprego.

Não esquenta, o chefe só fica violento assim quando bebe pouco no almoço.

O ambiente até que não é tão insalubre, os ratos não reclamam.

Meu chefe é um mala, o salário é ruim, benefícios não existem. Só venho aqui mesmo pelo cafezinho que a tia faz de manhã, uma delícia.

Tem um lado positivo, conheci um cara que sofreu o mesmo acidente e virou presidente.

Não entenda isso como uma demissão, mas como uma promoção ao mercado de trabalho.

Até que para um imbecil, você não é tão incompetente.

Esse é o Jair, nosso estagiário. Ele já está com a gente faz dez anos.

Você não é pago para pensar (essa eu já ouvi).

O ambiente aqui na empresa anda tão pesado que o João tirou férias no inferno e voltou renovado.

Esse anos vamos dar um Cinto e um Cestão de natal para os funcionários: Sinto muito, ces tão fu...

Fazer e Falar

As empresas em geral têm um grande problema de colocar em prática o que falamos. Vi um texto no blog Fragmental – Software e Batatas que mostra isso de uma forma bem legal, mas o texto tem um foco no desenvolvimento de sistema, mas serve para todas as áreas.

Um resumo do texto é que as pessoas têm dificuldade em executar, em realmente fazer. Como empresa temos que espalhar a cultura do executor, o “fazedor”.

Um livro muito bom sobre este tema é Potencializando a Excelência do Robert I. Sutton e Huggy Rao  (você pode comprar por este link, recomendo), que mostra diversas técnicas para que a cultura da empresa seja passa outras pessoas.

O grande problema é que a diretoria da empresa normalmente chama para as reuniões os diretores e outros gerentes, que nem sempre conseguiram entender a importância da execução. E com tem diversas atividades, eles iniciam o processo, mas acabam não priorizando, e com isso a execução tende a ir diminuindo.

Uma forma para isso não acontecer, é se o gerente entende que o projeto tem grande importância ele irá escolher um dos times de trabalho mais antigos, com isso eles entendem que irão ter a execução como deve ser. O problema é que este time vai ficando sobrecarregado e depois irá passar para um dos times mais novos, e novamente temos o problema da cultura se perdendo.

Te aconselho a ler o texto do blog Fragmental – Software e Batatas e gostaria da sua opinião.

Fico esperando a sua opinião aqui nos comentários, um abraço, continuaremos com a busca por mais conhecimento e nos acompanhe nas redes sociais.

Apple passa a valer mais que a Microsoft

Em apenas 2 dias a Apple tirou a diferença de US$5 bilhões em valor de mercado para Microsoft e agora é a segunda maior empresa de capital aberto dos Estados Unidos, pois a primeira é a Exxon Mobil.'

A NASDAQ:AAPL terminou a quarta-feira em baixa de 0,48%, cotada a US$244,05. Já a queda da NASDAQ:MSFT foi bem maior: 4,07%, cotada a US$25,01.

Com isso a Apple está agora com valor de mercado de US$222,07 bilhões, enquanto o a Microsoft ficou “apenas” em US$219,18 bilhões.

O que levar em uma reunião

Eu estava estes dias analisando o comportamento de algumas pessoas em reuniões. Verifiquei que algumas pessoas levam alguns itens e outras pessoas que não levam nada para uma reunião, e com o objetivo de ajudar as pessoas temos este post.

O que podemos levar?

  • Bloco de Anotações: o bloco de anotação é algo que você sempre tem que levar, pois serve para anotações próprias e também para apresentação alguma ideia;
  • Notebook: essencial se você precisa apresentar algo, ou mostrar um portfólio de produtos.
  • Smartphone: são bastante uteis para fazer uma próxima agenda ou anotar os contatos, mas durante a reunião tem que ficar no silencioso.
  • Cartão de Visita: item essencial, leve sempre. E sempre que possível deixe um cartão com o cliente.
  • Apresentação da empresa: sempre tem que estar no notebook, se a empresa possui um folder, tenha sempre um com você para deixar no cliente.
  • Relógio de Pulso: gosto muito de estar com um relógio no pulso para verificar as horas para administrar bem o seu tempo dentro das reuniões de uma forma sutil e elegante (olhando quando você muda a posição, sem o cliente notar), bem melhor do que pegar o celular e todos prestarem atenção nisso.

O que não levar

  • Muitos itens no geral: não podemos ter vários itens com você como chaves, papeis, canetas, telefones, etc. Leve apenas itens essenciais, nada de ficar levanto itens que você não precisa e não irá usar, pois isso dá uma imagem de desorganização.
  • Não levar nada: você tem que levar ao menos uma folha e uma caneta, pois não faz sentido você ser convidado ou convocado a uma reunião e não ter onde anotar nada. 

Espero que você tenha gostado, um abraço e nos acompanhe nas redes sociais.


Hello world!




Oi, Meu nome é Rodrigo Vital. Sou formado em formado em ciência da computação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e trabalho na Tecnomapas a mais de 10 anos.

Estou abrindo esse espaço para que possamos compartihar conhecimento em assuntos como gestão de projetos, empreendedorismo, liderança, inovação, gestão de equipes e tudo o que for relacionado a excelência em gestão empresarial.

Sejam bem vindos e COMPARTILHEM.