Inspirando as pessoas, como líder e como empreendedor


[tweetmeme source=”gerentebeminfor” only_single=false]


Nesse fantástico vídeo do TED, Simon Sinek mostra diversos exemplos de empresas que tiveram sucesso por causa da sua habilidade de inspirar pessoas, como líder e como empreendedor. Ele explica de forma bem didática a importância de demonstrar um propósito no seu produto ao invés de simplesmente falar que ele é bom.

No vídeo vamos estar falando sobre inspirar as pessoas, mas em de 2 tópicos diferentes, como empresa mostrando o propósito do seu produto e como líder de uma equipe fazendo os seus colaboradores acreditarem na visão da empresa.

Ele fala na parte de mostrar o propósito do seu produto, que as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz. E o que você faz serve apenas como a prova do que você acredita.

É bem interessante também a análise que ele faz sobre o avião. Junto com os irmãos Wright existia uma outra empresa extremamente bem financiada que contratou as melhores pessoas mas simplesmente não conseguiu fazer o projeto do avião sair. Ter dinheiro e pessoas capacitadas não é suficiente se você não tem paixão que inspire as pessoas a tirar sua ideia do papel. Em compensação, se seu produto inspira as pessoas, você não precisa ter tanto dinheiro assim.

(Para assistir o vídeo com legendas, clique em Subtitles e escolha a opção “Portuguese”. Link direto)

[ted id=848]

Ele também mostra a lei de Difusão da Inovação, mostrando o casa de fracasso da TIVO nos EUA, e mostra um modo fantástico de mudar a propagando.E mostra o caso de sucesso do Martin Luther King, pois ele dizia apenas no que ele acreditava e as pessoas acreditavam nele, pegara a sua causa e a tornaram a causa deles. Como uma prova de que ele realmente acreditava, ele disse no discurso "eu tenho um sonho" e não "eu tenho um plano".



A parte que ele fala sobre contratar pessoas, é muito bom. Pois ele fala que contratar pessoas apenas porque podem fazer um trabalho, elas vão trabalhar pelo seu dinheiro, mas se você contratar pessoas que acreditam no que você acredita, elas vão trabalhar para você com o sangue, suor e lágrimas. Você tem que ser impulsionados por uma causa, um propósito, uma crença. Uma crença que você irá mudar algo, talvez até o mundo. Ao contrário de ter um negócio porque quer ser rico, quer ser famoso. O que acontece é que uma equipe trabalha para você com o sangue, suor e lágrimas, e a outra equipe trabalha pelo pagamento.

Além de liderar pessoas dentro da empresa, você em algum momento precisará se comportar como um líder com os seus clientes. Se você quer inovar, é importante mostrar o caminho e inspirar a pessoas a seguí-lo junto com você. Por isso, é tão importante ter paixão pelo que você faz e comunicar seu produto de forma que instiguem as pessoas a se tornarem seus entusiastas.

Este post é uma adaptação de um post do blog SaiadoLugar.

Espero que vocês tenham gostado do vídeo, pois eu gostei e muito. Avaliem o mesmo, e coloquem seus comentários.

Um abraço para todos.

Quebrando um Iphone 4 com estilo

[tweetmeme source=”gerentebeminfor” only_single=false]

Como podemos quebrar um iphone 4 com estilo? Acho que esta imagem mostra alguns modos.



Temos algumas histórias de Iphone 4 que quebraram após cair no chão. Vamos a mais "legal", mas isso para quem lê.
Eu tentei fazer aquele truque de segurar o iPhone 4 só com a mão esquerda e ver as barras desaparecerem até não ter mais sinal. Nota aos leitores: não façam isto em um cruzamento lotado de gente durante a hora do rush. Eu senti meu celular escorregar dos meus dedos em posição estranha. Ele ficou dependurado por um momento pelo cabo do fone de ouvido, como alguém que faz bungee jumping e o cabo arrebenta. Então vi, dolorosamente, o aparelho quicar na sarjeta em um súbito rodopio de aniquilação. O painel traseiro de vidro trincou.



Mas, se você vai fazer isso deliberadamente, tenha estilo - seja lá por qual motivo: use um rifle de longa distância ou o clássico liquidificador. Will it Blend?



Primeiro, um tiro. Um fuzileiro naval americano aposentado usou seu M82A1 para dar um tiro (que nem foi no meio do alvo) e filmar tudo em super slow-motion, para dar calafrios nos fanboys:







Como qualquer gadget recém-lançado, não poderiam faltar as pás assassinas do liquidificador da Blendtec.



Dessa vez o vídeo tem até uma historinha, com um protótipo perdido em um bar e tudo. Produção de altíssimo nível:

http://www.youtube.com/watch?v=fLreo24WYeQ

E ai vocês tem coragem de fazer isso?

Este post é uma adaptação de post do Gizmodo.

Uma abraço para todos.

Notebook futurista sem tela

[tweetmeme source=”gerentebeminfor” only_single=false]

Parece um OVNI, mas na verdade é um notebook.

Futurista e arrojado (e estranho!), o notebook ainda é apenas um conceito e foi desenvolvido pelo designer coreano Won-Seok Lee.



O modelo simplesmente não tem monitor ou teclado, pelo menos não a primeira vista. O B-Membrane utiliza um projetor polarizado capaz de direcionar as imagens em qualquer superfície. O teclado, que dá origem ao nome da engenhoca, é feito de uma membrana que fica na base circular e só aparece quando o usuário necessita dele. O notebook ainda tem leitor ótico embutido e quando não está em uso, o projetor ainda funciona com vários efeitos de luzes diferentes.



Por se tratar apenas de um conceito não existem informações sobre a capacidade do aparelho, nem mesmo se ele é viável físico e economicamente. Mas não deixa de ser uma idéia diferente e interessante.

Este post é uma adaptação de um post do Fayerwayer.

Um abraço a todos.

Moleton com fones de ouvido no lugar dos cordões

[tweetmeme source=”gerentebeminfor” only_single=false]

Se você anda com seu iPod ou qualquer outro tocador de mp3 para cima e para baixo, sabe que é quase impossível não se enroscar nos fios dos fones de ouvido. Pensando em facilitar a vida dos geeks, uma empresa americana desenvolveu o HoodieBuddie. Um moleton que possui fones de ouvido acoplados.



Num dos bolsos está o plug do fone de 3,5 mm, onde você conecta seu tocador de mp3 ou celular. Os fios do fone percorrem o interior do tecido e saem nos cadarços do moleton, aqueles que servem para ajustar o capuz. A idéia é bem simples, mas brilhante!

O melhor é que você não precisa tirar os fones de dentro do moleton quando for lavá-lo. Segundo o fabricante, ele pode ser lavado normalmente, sem que isso afete o dispositivo. O estranho vai ser ver as pessoas na rua com os cordões do moleton enfiados no ouvido.

Se você gostou da idéia e quer aproveitar que estamos no inverno, pode efetuar sua compra a partir de 01 de julho no site da empresa, eles custam US$ 44. Um preço razoável para poder curtir suas músicas sem se enrolar nos fios e ainda ficar aquecido com um moleton simples e bonito.

Este post é uma adaptação de um post do Fayerwayer.

Um abraço a todos.

Transformando Grupos em Equipes



[tweetmeme source=”gerentebeminfor” only_single=false]

Para transformar um grupo de trabalho numa equipe altamente eficaz precisamos tratar os sentimentos: de medo da perda da estrutura anterior; medo e resistência à mudança e insegurança e resistência às novas aprendizagens.

A convivência é tão importante quanto a realização da tarefa, pois é ela quem dá significado à nossa existência.

Se existe um problema a ser resolvido o ‘grupo’ trabalha fisicamente em conjunto, mas cada um cria a sua linha de raciocínio e tenta defendê-la.Se vemos uma equipe que ao tentar resolver o mesmo problema, gera idéias independentes a princípio, que são complementadas pelo ponto de vista dos outros participantes até que uma linha de raciocínio única seja construída.

Outra característica de uma equipe é a grande confiança no trabalho da outra pessoa.

Para você entender na prática, veja o vídeo a seguir:







Este post é uma adaptação de post do Administradores.com e Danosse.com.

Um abraço a todos.

11 Dicas para ser bom jogador futebol (foco na Copa do Mundo)

A pedido de um leitor do blog (Sérgio), que no post Os 8 segredos para o sucesso pediu dicas para ser um bom jogador de futebol fiz este post.

As dicas abaixo são as dicas do Raí, jogador do São Paulo e da seleção brasileira, escreveu em seu livro "Para ser jogador de futebol, Dicas de um campeão para você se tornar um jogador profissional de sucesso" traduz muito bem tudo aquilo a que o livro se propõe.

As dicas são:
  • Treinar, treinar e treinar.
  • Lealdade: quem é leal no futebol tem respeito permanente.
  • Não se achar melhor do que os outros, mesmo que você seja.
  • Sempre respeitar o adversário e a torcida adversária.
  • Não temer situações adversas. Jogos duros e decisivos fazem parte da profissão. E aí que está a diferença entre um bom jogador e um jogador fora de série.
  • Não revidar. Nunca.
  • Focar 100% no jogo.
  • Nunca, em nenhuma circunstância, achar que ganhou o jogo antes do apito final.
  • Respeitar a hierarquia do clube, do qual o jogador é apenas um funcionário.
  • Saber lidar com as críticas que certamente virão.
  • Entender a torcida e que o futebol mexe com paixões, ou seja, não é, para a torcida, uma coisa racional.
O livro também trata com profundidade e objetividade questões fundamentais para aqueles que têm interesse na profissão:

  • Como escolher a melhor posição;
  • A importância de continuar os estudos;
  • O que os pais devem saber para melhor orientar seus filhos;
  • Como se comportar frente às portas de entrada no mercado;
  • O papel dos empresários e agentes;
  • Como lidar com contratos;
  • Os principais pontos da legislação;
  • Os sindicatos;
  • Como viver de futebol sem jogar bola.
Todas estas dicas e informações servem para todas as áreas e não apenas para jogadores de futebol.

Ainda não li o livro, mas este ano vou ler e ai posso comentar com maiores detalhes.

Este post foi baseado no site da Editora Jaboticaba.

Espero que tenham gostado e um abraço a todos.

Dilbert - Como usar sua incompetência para atingir seus objetivos





Moral da história: Nem sempre se atinge objetivo trabalhando e sendo competente.

Este post foi tirado do blog Diego Ciconi.

Um abraço para todos.

5 dicas para se tornar um realizador

Para se tornar um realizador, temos que entendermos o ritmo produtivo e evolução das pessoas é dividi-lo em três grandes grupos.
  • Os realizadores – são aqueles que saem do lugar e fazem alguma coisa seja para atingir seus objetivos, dar saltos na carreira, viver melhor seus relacionamentos e ter mais saúde e prosperidade em todos os sentidos.
  • Os conformados – são aqueles que já assumiram que simplesmente não barriga-cerveceradá pra mudar, que a vida é assim mesmo, que ele não nasceu com o “rabicó” virado para a lua e que acredita que time que está empatando pelo menos não tá perdendo.
  • Os procrastinadores – são aqueles que até tem vontade de mudar, de fazer algo diferente, que se motivam para criar planos, mas na hora H alguma coisa os impede de dar o próximo passo.




A parte triste dessa divisão é que todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já teve um desses perfis presente na sua rotina. Não é verdade? Ninguém é 100% realizador. Com certeza, o Bill Gates, Steve Jobs, Sílvio Santos, João Doria ou qualquer outro desses personagens que são extremamente bem sucedidos, já tiveram seus dias de procrastinadores e conformados. Só que essas pessoas tem uma coisa em comum: eles conseguem administrar esses perfis e voltam rapidamente para o perfil realizador. Eles entendem que ninguém é inabalável, mas que todos tem uma capacidade inigualável de seguir em frente, no perfil adequado.

Entrar no perfil dos realizadores não é uma coisa do outro mundo, este são 5 passos chave para começar a realizar:

1 – Aprenda a administrar bem o tempo que você tem para ter mais energia para focar nas coisas que você gostaria de realizar.


2 – Defina 1-2 pequenas ou médias realizações que gostaria de ter nesse próximo semestre, compartilhe com uma pessoa de extrema confiança e monte um objetivo.


3 – Crie uma disciplina mental de pelo menos diariamente ler e revisar os planos dessas realizações. Algo que o mantenha conectado ao que deve ser feito.


4 – Ache uma forma de vencer a procrastinação ou o conformismo quando ele aparecer. Pode ser um vídeo, um filme motivador, um amigo que possa dar força, uma saco de porrada, etc..


5 – Faça um mapa mental com as possibilidades de mudanças, próximos passos, idéias ou pequenas coisas que podem te ajudar a chegar no seu resultado. A função desse exercício é colocar sua mente para criar ações executáveis e não apenas “contemplações conformistas”.


Mapas mentais nós iremos falar em um post futuro.

Este post é uma adaptação do blog Mais Tempo.

Um abraço a todos.

Como os executivos da British Petroleum resolvem seus problemas

A British Petroleum é o responsável pelo acidente que tem chocado o mundo, que é o acidente envolvendo uma plataforma de petróleo no Golfo do México.



Além de causar danos terríveis ao meio ambiente, a British Petroleum tem se mostrado extremamente ineficiente na hora de resolver o problema. Tudo bem que não é simples resolver um vazamento de petróleo no fundo do oceano, mas gastar 2 meses e U$ 2 bilhões pra parar o vazamento já é exagero né?

Logo abaixo um vídeo que ilustra como seria a atitude da BP caso fosse derramado um copo de café em cima da mesa. Apesar do vídeo ser muito engraçado, é triste pensar que ele é baseado em fatos reais.







Apesar de derramamento de petróleo ser uma situação que provavelmente não ocorre muito na sua empresa, vale a pena refletir como você tem lidado quando as coisas saem do controle.

Este post foi adaptado no blog Saia do Lugar.

Um abraço a todos.

Funcionamento do Mouse Invisível

Não existem fotos do mouse invisível, simplesmente porque ele em si não existe. Ele é apenas um feixe de laser infravermelho combinado com uma câmera infravermelha que rastreia sua mão ao lado do laptop. Esse pode ser o próximo mouse da Apple?



Se o único nome disponível for Invisible Mouse, eu já imagino Steve Jobs o apresentando: “Nosso próximo mouse não é um mouse! BOOM!” No entando, o Mouseless — o nome real desse modelo — não foi criado por ninguém da Apple, mas sim por Pranav Mistry, um pesquisador assistente e doutorando no Fluid Interfaces Groups, no laboratório de pesquisas do MIT.







O Mouseless não precisa de nenhum tipo de luvas ou outros periféricos especiais para o uso. O feixe de laser infravermelho tem uma linha em grau, que fica posicionada de tal modo que cria um plano na mesa que o computador estiver posicionado. O plano ilumina seus dedos assim que eles fazem contato com a superfície da mesa, e a câmera infravermelha rastreia os locais de contato. Quando o usuário “clica”, a câmera também detecta o movimento e o registra.



É um conceito bem simples, mas ele funciona perfeitamente bem na demonstração. E o custo total do protótipo: 20 dólares. Parece o tipo de aparelho que pode ser produzido em massa e embutido em todos os computadores. [Pranav Mistry]

Será que este irá fazer sucesso? Comentem.

Post adaptado do GizModo.

Um abraço a todos.

A propoganda enganosa nas fotos dos lanches do McDonald

Todos os consumidores de lanches do McDonald sabem, a imagem que aparece nas fotos não são bem a realidade.E por que o Ronald Mcdonald não vai preso?



Veja isso nas imagens abaixo, que foi analisado os lanches dos temas da Copa do Mundo:

McBrasil




O McBrasil por fora até que parece que está bom, tudo bem que é bem diferente da foto. Mas agora olhe ele aberto:

McAlemanha



E este McAlemanha, não é um cachorro-quente caro? Olha ele por aberto


McItalia




Acho que o McItalia é o mais perto da foto, mas olhe ele aberto.

aberto"]

Agora você pensa, este é o pior de todos.

McFrança




O McFrança é o melhor, parece o da foto e ele aberto você ainda tem vontade de comer. Tudo bem, não tem muita vontade, hehehe.


McEspanha




O McEspanha parece muito bom, mas olhe este lanche aberto.


McArgentina




E este McArgentina está terrível, olha onde está o hambúrguer.



Após tudo isso o que me deixa inconformado é, você vai no McDonald e tem fila para pedir os lanches. Como eles conseguem isso, pois todos sabem que a propaganda deles é enganosa, o lanche é ruim e caro.

Isso se repete apenas no Brasil, ou em outros países é assim também? Comentem, e me ajudem a entender isso.

Este post foi feito a partir das fotos tiradas pelo blog GizModo.

Um abraço a todos, lembre-se de avaliar o post.

Os 8 segredos para o sucesso

Um ponto interessante de se observar é que mesmo sabendo esses 8 segredos, o sucesso não é garantido. Aproveitar esses segredos é MUITO difícil e não é a toa que poucos são os que podem ser considerados bem sucedidos.

1. Paixão

Basicamente isso quer dizer que você deve ser totalmente apaixonado pelo que faz, com esse ingrediente, todo o resto é consequência. Sem esse ingrediente, seu caminho será infinitamente mais difícil.


2. Trabalho

Roma não foi construída em um dia, nem será sua empresa. Sem injetar uma grande quantidade de energia é impossível sair do lugar.


3. Ser excelente em algo

Para ser excelente só existe uma opção, praticar muito, aprender com os erros e continuar sempre se aprimorando.


4. Foco

Você tem recursos limitados, não saia atirando pra todos os lados. É muito tentador aproveitar todas as oportunidades que aparecem, mas só focando você conseguirá a verdadeira excelência.


5. Esforço

É o que falei antes, não é fácil alcançar o sucesso. Ir sempre mais longe é uma ótima forma de chegar mais longe, por mais óbvio que isso possa parecer.


6. Servir

Se você quer que as pessoas te deem dinheiro, faça por merecer. Antes de ficar pensando no seu retorno, dê um jeito de entregar valor para os outros, isso é o que te fará bem sucedido.


7. Ideias

Pessoas bem sucedidas tem boas ideias e as colocam na prática, simples assim.


8. Persistência

A vida não te dará as coisas de mão beijada, aceite isso. Falhar não é um problema, desde que você continue tentando.



Para mostrar que esses 8 segredos tem fundamento, segue um vídeo do TED mostrando o resultado de 7 anos de pesquisas e mais de 500 entrevistas com pessoas bem sucedidas. Para ver as legendas em português, clique em Subtitles available in: e Portuguese (Brazil). Realmente vale a pena ver, são apenas 3:33 minutos.

[ted id=70]

Link para o vídeo aqui.

Post do site Saia do Lugar.

O que acharam deste post? Comentem e avaliem.

Um abraço.

As 20 melhores frases do Homer Simpson

Se alguém não conhece o Homer Simpson, não sou eu que vou explicar. Esta é uma lista das 20 melhores frases dele em todos estes anos de seriados que encontrei na internet.


“A culpa é minha e eu a coloco em quem eu quiser.”

“Se algo é difícil de fazer, então não vale a pena ser feito.”

“Bart, com US$ 10.000 nós seremos milionários. Nós poderíamos comprar todo tipo de coisas úteis como… amor.”

“Sair de casa para quê? De qualquer forma, vamos acabar voltando para casa.”

“Tentar é o primeiro passo para o fracasso.”

“Marge, lembre-se, se algo der errado na usina, culpe o cara que não sabe falar inglês.”

“Bem, ele pode ter todo o dinheiro do mundo, mas tem uma coisa que ele não pode comprar… um dinossauro.”

“Eu não estava mentindo. Estava escrevendo ficção com a boca.”

“Existem três frases curtas que levarão sua vida adiante: ‘Não diga que fui eu’, ‘Oh, boa idéia chefe’ e ‘Já estava assim quando cheguei’.”

“Filho, quando você participa de eventos esportivos, não importa vencer ou perder, e sim o quão bêbado você fica.”

“Operador, me dê o número do 911!.″

“Eu não sou normalmente alguém que ora, mas se você estiver aí em cima, por favor me salve, Superman.”

“Álcool, a causa e solução de todos os problemas.”

“Deus, porque eu tenho que gastar 2 horas do domingo na igreja ouvindo as diferentes maneiras que irei para o inferno?”

“Cala a boca Pensamento, ou te enfio uma faca.”

“Eu não sou Deus. Deus tem barba branca e escreveu o Código Da Vinci.”

“Eu não bebo água… Os peixes transam nela.”

"Eu tenho 3 filhos e 1 dinheiro. Porquê eu não posso ter 3 dinheiros e 1 filho?"

"colocar meias...pra q? vou ter que tirar elas semana q vem mesmo!"

"Nâo importe o quanto você se dedique. Sempre haverá ao menos um milhão de pessoas no mundo melhor que você."

“[Encontrando Aliens] Por favor, não me comam! Eu tenho mulher e filhos. Comam eles!"

D'OH! Foram 21.. Hehehe.

Vocês tem alguma que vale a pena estar na lista? Comentem.

As frases peguei dos blogs Wikisimpsons, 1001 Gatos de Schrödinger e Portal Series.

Um abraço.

15 razões para os talentos permanecerem na sua empresa

A busca pela atração de talentos tornou-se uma constante preocupação das empresas. No entanto, de tanto olharem para "fora" dos seus portões, há organizações que se esquecem de pensar em como reter os profissionais que formam suas equipes e fazem o diferencial para o seu negócio.



Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas um salário tentador que motiva o colaborador a vestir a camisa da companhia. Hoje, os profissionais estão mais seletivos e não querem ser considerados apenas números na folha de pagamento.

  1. A empresa precisa ter ciência dos seus pontos fortes como também dos processos que precisam ser melhorados. Dessa forma, poderá atender tanto às suas necessidades quanto a dos colaboradores. Para isso, uma ótima ferramenta é a aplicação periódica da pesquisa de clima organizacional.

  2. Quem deixa de falar e de se expressar, nunca será entendido. Da mesma forma que ocorre com as pessoas, as organizações devem saber se comunicar tanto com o público externo quanto o interno. Uma boa política de comunicação interna de comunicação interna faz com que a empresa ganhe credibilidade junto aos funcionários e esses, por sinal, darão preferência a escutar os canais de comunicação da empresa do que se deixarem levar por boatos.

  3. O processo de feedback, desde que conduzido corretamente, torna-se um recurso valiosos para a Gestão de Pessoas. Isso porque através dele, o colaborador sabe o que a empresa espera dele e quais as competências que precisa desenvolver ou aperfeiçoar para ter um bom desempenho e até mesmo superar as expectativas desejadas.

  4. Não há talento que deseje manter-se parado e é por esse motivo que, cada vez mais as empresas investem no planejamento de carreira, uma vez que esse dá um norte, um direcionamento à ascensão do profissional.

  5. Trabalhar sentindo-se isolado é jogar um banho de água fria, melhor, geladíssima em qualquer um. Quem possui detém conhecimento precisa disseminá-lo e adquirir novas competências, sejam técnicas ou comportamentais. Isso requer trabalhar num local onde as pessoas valorizem o espírito de equipe.

  6. Tudo em excesso torna-se veneno. Isso também vale para o trabalho. Pessoas que se tornam workaholics - viciados no trabalho tendem a cair no grau de estresse perigoso. Não é à toa que as empresas investem em ações focadas na melhoria da qualidade de vida dos profissionais.

  7. A abertura para apresentar novas ideias é um fator motivacional que proporcional um efeito que, por vezes, surpreendente. As companhias que dão abertura para seus funcionários arriscarem, estimulam o potencial criativo das pessoas e colhem bons resultados.

  8. Muitas vezes, as organizações oferecem benefícios para seus colaboradores e quando valiam os resultados, se surpreendem porque os índices de satisfação não são os esperados. É bom ressaltar que uma cesta de benefícios, por exemplo, deve atender às necessidades dos funcionários. Caso contrário, não agregarão grande diferencial.

  9. As condições de infraestrutura colaboram para a performance de uma equipe. Sem os recursos adequados, limita-se a capacidade de desempenho das pessoas por mais que essas se dediquem a uma determinada atividade.

  10. Como falamos sobre desempenho, os profissionais de talentos são ávidos por novas conquistas, por superação de metas. Isso requer que a empresa sempre ofereça desafios.

  11. Muitos profissionais deixam a empresa não por desistiram dela, mas sim porque não suportam mais a convivência com superiores que se denominam de líderes. O papel da liderança não é o de delegar ordens. Investir no desenvolvimento dos gestores é um diferencial para quem deseja reter talentos.

  12. O estímulo ao desenvolvimento não deve ficar restrito apenas às lideranças, deve ser uma prática que precisa ser estendida aos demais níveis.

  13. Não menospreze a concorrência. Esteja sempre atento às tendências do mercado e às inovações que estimulam as empresas a captar e reter profissionais diferenciados.

  14. O relacionamento entre empresa e colaborador se fortalece quando há um canal aberto e isso se apresenta na divulgação da cultura corporativa.

  15. Todas as ações citadas acima pedem uma participação ativa da área de Recursos Humanos. Acreditar que a atuação do RH é apenas burocrática não cabe mais junto a empresas competitivas e de visão.


O que vocês acham destas razões? Como podemos executar isso? Comentem.

Este post eu peguei no site RH.com.br

Um abraço.

Procurando novas pessoas para seguir no Twitter?

Com o crescimento do Twitter, encontrar pessoas com interesses similares ficou difícil. Pensando nisso, a Kingo Labs resolveu desenvolver um sistema que facilitasse essa busca, transformando um espaço numa grande “páginas amarelas’” do Twitter. Estamos falando do Kindim – Kingo Diretório Múltiplo.

O Kindim nasce com a intenção, primordialmente, de permitir que você encontre facilmente outros usuários que possuem os mesmos interesses ou que trabalhem no mesmo ramo que você, além de ser uma boa forma de conhecer novas pessoas, novos conteúdos ou manter-se sempre atualizado com as postagens de quem realmente publica conteúdo no Twitter.



Mas como ele funciona? Primeiramente, ele divide as pessoas por categorias, como Arte e Entretenimento, Sociedade e Esportes. Depois em subcategorias, como Cinema, Música e Televisão, no caso de Artes. E então, vem mais uma subdivisão, como Globo, CQC e BBB, no caso de Televisão. Esta divisão facilita muito para quem quer seguir pessoas exclusivas daquele tema, como por exemplo, pessoas ligadas a Social Media.

O serviço traz um catálogo de perfis de usuários, ordenados nas mais diferentes áreas, classificados por algoritmos desenvolvidos na Kingo Labs e que levam em considerações inúmeros fatores, sendo um deles, por exemplo, o teor das mensagens postadas. Desta forma, é possível encontrar quem realmente posta conteúdo do seu interesse.

O site ainda está engatinhando, mas acho que tem um bom potencial. Algumas melhorias podem surgir, como a busca não apenas por listas, mas também por pessoas e a possibilidade de ordenar uma lista por ordem alfabética ou número de seguidores, por exemplo. Mas só o fato de não permitir alguém clicar em vários e adicionar ao mesmo tempo, já é uma boa. Evita que usem o Kindim em troca de fama, fortuna e glória no Twitter.

Também é possível saber se você está em alguma lista. Para isso, basta se autenticar ao serviço com seu perfil no twitter e clicar no seu avatar, que aparecerá no canto superior direito.

Este post foi adaptado dos sites da Mundo Tecno e do Kingo Labs.

Um abraço a todos.

10 Dicas para se divertir durante os jogos e não levar o cartão vermelho na empresa



Muitas empresas já estão se organizando para dispensar seus funcionários em alguns horários e compensar o trabalho em outros dias.

Outras, no entanto, decidiram colocar uma televisão em suas dependências para que todos possam acompanhar aos jogos. Se esse é o caso de sua companhia, confira 10 dicas para se divertir durante os jogos e não levar o cartão vermelho na empresa.

  • Nada de vuvuzelas – Quem já ouviu o som de uma vuvuzela, com certeza não deve ter esquecido. Em época de Copa na firma, a corneta “barulhenta” com um metro de comprimento está vetada. Por isso, em época de Copa na Empresa é bom deixar os acessórios de sopro em casa! Afinal de contas é bom sempre lembrar que você vai estar no escritório e não em casa!



  • Camisa do Brasil-sil-sil – Com que roupa você trabalha? Terno? Gravata? Um estio social? Então é bom pensar um pouco antes de chegar na empresa enrolado na bandeira do Brasil. Alguns empregadores vão liberar os funcionários e até mesmo permitir o uso de alguns acessórios. Mas, antes de chegar vestindo a camisa do Brasil, usando aquela peruca tipo papagaio e aqueles óculos lindos com as bandeirinhas verde e amarelo, procure se informar com o seu chefe se isso tudo será permitido! E lembre-se: se for permitido, use apenas no horário do jogo!



  • Uuuuuuuuuuuuuuu – Embora seja um momento de descontração e até de empolgação, palavrões não são bem vistos. Aqui, vale o bom senso. Até mesmo na hora de xingar o juiz ou os jogadores que perderem pênaltis.



  • Olho no lance - O funcionário deve lembrar que seu comportamento é avaliado o tempo todo, mesmo em dias de jogos e comemorações. Uma atitude errada hoje poderá comprometer uma promoção amanhã. Isso vale para gestos efusivos também. Deixe as dancinhas para os jogadores lá no campo.



  • Cartão amarelo – Durante a partida, mantenha uma atitude respeitosa em relação aos colegas de trabalho. Não é porque ele falou mal da atuação do Robinho que você, um santista fanático, tem que partir para a briga ou fazer algum tipo de brincadeira ofensiva. O juiz, neste caso, o seu gestor, está vendo.



  • Show do intervalo – Vale combinar com os colegas de levar lanches, pipoca e refrigerantes para assistir ao jogo. Mas, não se empolgue. A cerveja só para depois do expediente.



  • Vamos lá, galera – O momento pede descontração mas não exagere. Nada de levar parentes e amigos para assistir aos jogos na empresa.



  • Apita o juiz – O jogo acabou. Já se passou meia hora do fim da partida. Então, volte ao trabalho. Evite ficar comentando a partida o resto do dia, impedindo o trabalho de seus colegas. O chefe pode se arrepender e, então, nada da próxima partida.



  • Só falta um – O Brasil está na final. Falta muito pouco para o hexacampeonato. Não peça para ser dispensado para assistir ao jogo em outro lugar. Não adianta explicar que é final, que só se vê esse jogo a cada quatro anos. Deixe que essa medida parta do seu gestor.



  • Tenho um relatório para entregar, e agora? – Você agendou alguma tarefa para cumprir ou entregar no dia do jogo? Então, pense antecipado. Se for para entregar na sexta-feira, por exemplo, no dia 25, data em que acontece o terceiro jogo do Brasil, anote em sua agenda que deverá enviar a atividade ou completá-la até a quarta-feira. Se for cumprir, veja para trabalhar um pouco mais em cada dia para poder assistir ojogo sem ninguém te pressionando.


Você sabia? Que os empregadores podem impedir funcionários de acompanhar os jogos da Copa do Mundo durante o expediente. Não há na legislação trabalhista qualquer dispositivo que assegure aos trabalhadores o direito de paralisar suas atividades para assistir aos jogos. Para nós brasileiro é um absurdo, mas é a lei.

Este post é uma adaptação dos site o Portal Amazonia e Hagah.

Um abraço.

Mapa re-tweets & hashtags

O mentionmap é um mapa de menções (tweets, re-tweets & hashtags) do twitter no melhor estilo dos softwares de "mind mapping". Interessante é que você pode analisar com base nas menções, quais pessoas interagem mais e que eles estão falando, com quem estão se conectando, quais tags usando etc. Destaque para as linhas conectores e que se tornam mais espessas se os usuários falaram uns sobre os outros com mais freqüência, além de informar a quantidade de tweets entre eles.

Basta digitar um nome e ao redor dele aparecem as últimas pessoas citadas e os hashtags usados. Clique em cada nome e a outras conexões aparecem.



A imagem acima é do meu mentionmap de hoje, de um click para ver no próprio site, ou vá no link.

Este post é uma adaptação de post dos blog visualinsight e do ideialab.

Um abraço a todos.

Tabela da Copa do Mundo

Nas edições passadas da Copa do Mundo, a dúvida era: tabelinha de papel, ou planilha do Excel? Agora a coisa evoluiu, e não precisamos mais nos dar ao trabalho de anotar os resultados das partidas, já que tudo está automatizado.
Tabela é aquela coisa: jogos previstos, resultados marcados, partidas mata-mata definidas, e assim vai até a grande final.

Em busca de uma tabela para acompanhamento da copa do mundo encontrei algumas muito ruins e outras muito boas.Vamos esquecer as ruins e vamos para as 2 boas opções:



  • Tabela Interativa da Marca, veja no link.

  • Google: realizar a pesquisa por world cup. Link.


As melhores são estas, espero que gostem.

No site da fifa em português, no link, temos também o acompanhamento do jogo minuto a minuto, e outras informações. Vale a pena dar uma passada.

Alguém tem alguma outra tabela? Mandem ela por comentário.

Matéria adaptada do Meio Bit.

Um abraço.

20 curiosidades da Copa do Mundo do ponto de vista do marketing

Algumas curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2010 do ponto de vista do marketing.



  1. Uma cota de patrocínio partner (a maior), custa entre $120 e $240 milhões de dólares. Partners: Coca-Cola, Hyundai, Visa, Sony, Adidas e Emirates.

  2. Uma cota sponsor custa cerca de $60 milhões. Entre eles estão: McDonald’s, Budweiser e Continental, dentre outras.

  3. Cada contrato tem validade até 2014.

  4. A única empresa brasileira a comprar uma cota é a Seara.

  5. A Holanda tem a maior audiência do mundo: 90%.

  6. França, Brasil, Itália, Alemanha e Portugal são as 5 seleções, respectivamente, que mais deram audiência na Copa de 2006.

  7. Segundo a FIFA, a audiência não deve aumentar em 2010.

  8. A Adidas patrocina 12 das 32 seleções presentes no mundial. A Nike patrocina 9 e a Puma 6.

  9. As 2 seleções que abrirão a Copa são patrocinadas pela Adidas.

  10. A Adidas estará presente nos uniformes dos árbitros, assistentes e até na bola.

  11. A Puma continua vestindo a atual campeã mundial, Itália.

  12. A estratégia da Nike, por outro lado, estampará o peito de grandes astros do futebol, como Kaká e Cristiano Ronaldo.

  13. Adidas e Puma eram uma empresa familiar, fundada por dois irmãos. As marcas surgiram após brigas, mas continuaram funcionando a poucos km de distância, cada um na sua.

  14. A marca inglesa Umbro continua patrocinando a seleção da Inglaterra.

  15. Estima-se que a seleção que se tornar campeã, como a Espanha por exemplo, pode aumentar as vendas da Adidas em 8% apenas no seu país.

  16. A propósito, a seleção espanhola é a mais valiosa do mundial, avaliada em cerca de $690 milhões. (conta os direitos econômicos dos 25 jogadores que mais tempo jogaram por suas respectivas seleções durante a fase de classificação.)

  17. O Brasil é a segunda seleção mais cara, $630 milhões.

  18. Os direitos de transmissão dos jogos rende à FIFA cerca de $650 milhões.

  19. A FIFA paga uma quantia tanto para as seleções quanto para os clubes que emprestaram seus jogadores, o valor depende da fase que a seleção chegar.

  20. O campeão do mundo ganha $30 milhões só da FIFA.


Este é o primeiro post da série Curiosidades da Copa do Mundo.

Informações tirada do blog PequenoGuru.

Um abraço a todos.

Cachoeira Solar Gigante no Rio de Janeiro

A empresa de arquitetura suíça Rafaa projetou uma incrível cachoeira de 105 metros acima do mar para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O edifício usará energia solar para bombear água do mar para o topo do edifício e é considerado “um símbolo das forças da natureza”.



O “Solar City Tower” seria uma usina de energia solar que de manhã produziria energia para o Rio e para a Vila Olímpica, e a sobra de energia seria usada para bombear água do mar para um torre. A noite a água seria liberada para mover as turbinas que gerariam energia.



Entretanto não seria apenas uma usina e sim o local de lazer, turismo e eventos. Haveria lojas e um restaurante atrás da cachoeira que ofereceria uma belíssima vista. Um elevador panorâmico levaria o visitante para um deck de observação (98 metros). Também haveria uma plataforma retrátil para Bungee Jumping a cerca de 90 metros do nível do mar. No topo, 105 metros, um mirante com visão de 360o, podendo andar sobre a cachoeira que estará abaixo de um chão de vidro.



Os idealizadores do projeto esperam alcançar uma mensagem Olímpica internacional, com um apelo político. Depois da ECO 92 realizada em 1992 no Rio de Janeiro, a cidade será novamente o ponto de partida para um movimento global e verde para o desenvolvimento sustentável das estruturas urbanas.



Não acho que este “novo ponto turístico” vá acontecer, afinal é conceitual, e nem sei se combinaria com o horizonte carioca, especialmente ali na área do Leme. Mas é interessante ver a forma que alguns arquitetos imaginam para o Rio. E que a cidade está sendo divulgada desta forma.



Este post é uma adaptação do post do MiniLua e do Diário do Rio de Janeiro.

E vocês acham que este projeto pode acontecer? Comentem e avaliem o post.

Um abraço para todos.

Anel Lunar: Um Painel Solar Gigante na Lua

O Anel Lunar: energia elétrica gerada por um cinto de células fotoelétricas em torno do equador lunar, e seria transmitido e irradiado para a Terra a partir do lado mais próximo da lua.



A Corporação Shimizu, uma empresa de construção japonesa, propôs recentemente um plano para aproveitar a energia solar em larga escala. Seu plano ambicioso envolve a construção de um cinturão de células fotoelétricas em torno do equador da Lua, que mede 11.000 quilômetros, convertendo a energia de microondas potente e lasers para ser irradiada para a Terra, e finalmente converter em eletricidade. O conceito do Anel Luar, diz a empresa, poderia fornecer toda energia que o mundo inteiro precisa. Será mesmo?

Shimizu prevê que os robôs poderiam representar um papel vital na construção do Anel Lunar. Operadores 24 horas por dia a partir da Terra, os robôs que executam tarefas tais como terraplanagem e montagem de máquinas e equipamentos, que seria feito no espaço antes de desembarcar na lua. Uma equipe de astronautas iria inspecionar os trabalhos dos robôs no local.



O Anel que Lunar teria inicialmente poucos quilômetros de largura, mas poderá ser ampliado para até 400 quilômetros de largura. A energia elétrica gerada pelas células fotoelétricas seriam transmitidos por cabos elétricos para instalações de transmissão no lado mais próximo da Lua, que está constantemente virada para a Terra. Após a eletricidade é transformada em feixes de microondas e raios laser e enviada para antenas de 20 quilômetros de diâmetro, que irão enviar os feixes de energia para os receptores na Terra. A energia seria então convertido novamente em eletricidade e fornecida para as redes.



Shimizu destaca que uma das maiores vantagens do Anel Lunar é que, desde a Lua praticamente não tem atmosfera, não há mau tempo ou nuvens que poderia inibir a eficiência dos painéis solares. Como tal, o Anel Lunar teria 24 / 7 de geração contínua de energia limpa, possivelmente encerrando nossa dependência de recursos naturais limitados.

As informações e imagens utilizadas no post foram retiradas do site da Shimizu Corporation. Foi feito um post bem simplificado na Fayerwayer.

Enquanto estava escrevendo este post, estava pensando que este projeto seria muito difícil de ser executado e teria muitos riscos. Para explicar isso, na próxima semana vou estar escrevendo um post sobre Gestão de Projetos, mas isso é assunto para a próxima semana.

O que vocês acharam do post? Façam a sua avaliação.

Temos realmente esta tecnologia? Comentem.

Um abraço a todos.

McDonald's anuncia recall

É isso mesmo, você não leu errado, o McDonald's anunciou recall!!

Mas vamos explicar, foi de 12 milhões de copos nos EUA, por causa de cádmio em desenhos pintados nos copos do novo filme "Shrek".



Nos EUA, os copos estão sendo vendidos por cerca de US$ 2,00.

A grande questão é que o cádmio, além de cancerígeno, ele pode enfraquecer os ossos e causar outros graves problemas em crianças.

Notícia adaptada do G1.

Quem será o próximo a fazer um recall? Comentem.

Um abraço a todos.

Camisa do Corinthians vale aula de Marketing

Eu gosto muito de futebol e com isso assisto muitos jogos, e uma coisa que é muito utilizada hoje é o uso do patrocínio nas camisas de times de futebol.

Temos que entender que o patrocínio é uma das ferramentas de Marketing mais conhecidas e utilizadas. Temos que entender o patrocínio é uma decisão que as marcas fazem para dedicar uma grande verba para aparecer em algum "acontecimento", e esta ação tem como objetivo dois pontos: EXPOSIÇÃO (que contribui para a lembrança da marca) e o da ASSOCIAÇÃO com o conteúdo que está envolvido no patrocínio.

Uma questão importante é que patrocinar camisas de times de futebol custam milhões de reais e implicam em uma grande decisão estratégicas dento do plano de marketing de grandes empresas. Neste cenário a camisa do timão a mais de um ano esta parecendo um uniforme de Fórmula 1, isso é tem diversos patrocínios.

A Batavo decidiu trocar o Corinthians pelo Flamengo, mas o time de Ronaldo conseguiu negociar um contrato ainda maior com a Hypermarcas, uma empresa que é dona de várias outras marcas, para se ter uma ideia ela anuncia praticamente uma aquisição por semana formando um portfólio de mais de 300 marcas que vão de laxante a adoçante.

E quando analisamos o caso da camisa do Corinthians, podemos ter quase uma aula de Marketing. Vamos olhar o caso de cada marca que está estampada ali atualmente:

  1. NEO QUÍMICA: uma marca de medicamentos genéricos, provavelmente você conhece. Mas você não deve saber que ela consegue praticar preços aproximadamente 35% mais baixos que os medicamentos de referência, isso porque ela não têm gastos com pesquisa ou desenvolvimento do produtos, afinal é um "genérico". O problema é que neste mercado temos algumas outras empresas de medicamentos genéricos, e todas querem se diferenciar. Alguns dos concorrentes investem pesado nos médicos e nos farmacêuticos, já a Hypermarcas decidiu dar para a NEO QUÍMICA o melhor espaço no uniforme, será que é assim que eles vão querer ganhar da recomendação dos farmacêuticos?
  2. BOZZANO: Quando a Hypermarcas comprou esta marca, ela já tinha em mente o plano de entrar no mercado de lâminas de barbear, dominado pela Gillette. Para provocar e talvez querer concorrer com a marca líder (que tem contrato mundial com o jogador Kaká), eles contrataram o Ronaldo e colocaram a marca nas mangas do Timão. Para vocês verem a importância do patrocínio, como resposta, a Gillette fechou um patrocínio bem maior com a seleção brasileira para a Copa do Mundo.
  3. ASSIM: A marca irmã da Assolan foi colocada na clavícula dos jogadores, alguns falam que foi proposital. Isso por que neste local, temos uma leitura prejudicada. E temos que saber que apesar de algumas mulheres gostarem de futebol,  a grande maioria dos espectadores de futebol ainda é formada por homens, e além disso a maioria das decisões de compra de sabão em pó é feita pelas mulheres.
  4. AVANÇO: O desodorante que ter o famoso chavão "Com Avanço, elas avançam" agora está posicionado nas axilas do time do Corinthians. Este local garante que a marca apareça quase que somente no momento do gol, o que podemos achar até interessante. Mas a grande questão aqui é você gostaria de ter o "cheirinho" de jogador suado? 
  5. BANCO PAN AMERICANO: A única marca que não é da Hypermarcas está posicionada na borda da camisa, só que por regra, esta parte do uniforme dever ser colocada obrigatoriamente para dentro do calção. Na prática, sabemos que esta exposição irá acontecer. A questão aqui é “alguns” dos bancos que já estiverem na camisa do timão tiveram problemas, como o Excel Econômico que quebrou.
Para fechar, vale lembrar que o Corinthians, no ano do seu centenário, ainda não conquistou nenhum título expressivo, ao contrário das expectativas. Podemos ser surpreendidos, neste ano ou nos próximos, a pergunta é os patrocinadores irão esperar? Qual é a expectativas deles?

Este post é uma adaptação de um post do site Mundo do Marketing.

Um abraço a todos.

Apple caminha para superar a Microsoft também em receita operacional

Eu gosto um pouco de ler sobre ações e preço das empresas, e quando vi que a Apple ultrapassou a Microsoft em valor de mercado (algo que o Steve Ballmer não acha importante, e o Steve Jobs acha muito importante, olha só a diferença de visão aqui), a briga atual se dará no crescimento de suas receitas operacionais.



Nos últimos trimestres fiscais, Apple e Microsoft registraram faturamentos de US$3,9 bilhões e US$5,2 bilhões. Como pode se ver a diferença ainda é bem grande, mas a curva de crescimento da Apple está bem acentuada, como você pode ver no gráfico abaixo.




Será que o Ballmer irá dormir tranquilo por quanto tempo?

Um abraço a todos.