Temos que entender que o patrocínio é uma das ferramentas de Marketing mais conhecidas e utilizadas. Temos que entender o patrocínio é uma decisão que as marcas fazem para dedicar uma grande verba para aparecer em algum "acontecimento", e esta ação tem como objetivo dois pontos: EXPOSIÇÃO (que contribui para a lembrança da marca) e o da ASSOCIAÇÃO com o conteúdo que está envolvido no patrocínio.
Uma questão importante é que patrocinar camisas de times de futebol custam milhões de reais e implicam em uma grande decisão estratégicas dento do plano de marketing de grandes empresas. Neste cenário a camisa do timão a mais de um ano esta parecendo um uniforme de Fórmula 1, isso é tem diversos patrocínios.
A Batavo decidiu trocar o Corinthians pelo Flamengo, mas o time de Ronaldo conseguiu negociar um contrato ainda maior com a Hypermarcas, uma empresa que é dona de várias outras marcas, para se ter uma ideia ela anuncia praticamente uma aquisição por semana formando um portfólio de mais de 300 marcas que vão de laxante a adoçante.
E quando analisamos o caso da camisa do Corinthians, podemos ter quase uma aula de Marketing. Vamos olhar o caso de cada marca que está estampada ali atualmente:
- NEO QUÍMICA: uma marca de medicamentos genéricos, provavelmente você conhece. Mas você não deve saber que ela consegue praticar preços aproximadamente 35% mais baixos que os medicamentos de referência, isso porque ela não têm gastos com pesquisa ou desenvolvimento do produtos, afinal é um "genérico". O problema é que neste mercado temos algumas outras empresas de medicamentos genéricos, e todas querem se diferenciar. Alguns dos concorrentes investem pesado nos médicos e nos farmacêuticos, já a Hypermarcas decidiu dar para a NEO QUÍMICA o melhor espaço no uniforme, será que é assim que eles vão querer ganhar da recomendação dos farmacêuticos?
- BOZZANO: Quando a Hypermarcas comprou esta marca, ela já tinha em mente o plano de entrar no mercado de lâminas de barbear, dominado pela Gillette. Para provocar e talvez querer concorrer com a marca líder (que tem contrato mundial com o jogador Kaká), eles contrataram o Ronaldo e colocaram a marca nas mangas do Timão. Para vocês verem a importância do patrocínio, como resposta, a Gillette fechou um patrocínio bem maior com a seleção brasileira para a Copa do Mundo.
- ASSIM: A marca irmã da Assolan foi colocada na clavícula dos jogadores, alguns falam que foi proposital. Isso por que neste local, temos uma leitura prejudicada. E temos que saber que apesar de algumas mulheres gostarem de futebol, a grande maioria dos espectadores de futebol ainda é formada por homens, e além disso a maioria das decisões de compra de sabão em pó é feita pelas mulheres.
- AVANÇO: O desodorante que ter o famoso chavão "Com Avanço, elas avançam" agora está posicionado nas axilas do time do Corinthians. Este local garante que a marca apareça quase que somente no momento do gol, o que podemos achar até interessante. Mas a grande questão aqui é você gostaria de ter o "cheirinho" de jogador suado?
- BANCO PAN AMERICANO: A única marca que não é da Hypermarcas está posicionada na borda da camisa, só que por regra, esta parte do uniforme dever ser colocada obrigatoriamente para dentro do calção. Na prática, sabemos que esta exposição irá acontecer. A questão aqui é “alguns” dos bancos que já estiverem na camisa do timão tiveram problemas, como o Excel Econômico que quebrou.
Este post é uma adaptação de um post do site Mundo do Marketing.
Um abraço a todos.
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