Impressora com tela sensível ao toque ou o seu robô cinzento?

Após a Artefact Group ter criado  Conceito Câmera Futura que já narramos aqui no blog, eles vem com o conceito de uma impressora sensível ao toque.
Artefact_SWYP_01
Todos concordamos que o universo das impressoras, quando comparado com outros dentro da tecnologia, ainda é bastante menos evoluído. A impressão, para quem está em casa, ainda se resume à experiência pouco intuitiva do robô cinzento a um canto do escritório que de vez em quando lá cospe umas folhas depois de nos passearmos pelas ‘settings’ do computador na tentativa de que aquela fotografia de que gostamos realmente saísse direito.
Segundo os ArtefactGroup, a falta de evolução nas impressoras deve-se não à falta de avanços tecnológicos, mas sim avanços ao nível do design. Foi com isto em mente que se decidiram a explorar de que forma é que poderiam enriquecer a experiência da impressão.
A empresa norte-americana Artefact, de Seattle, especialista em desenvolver pesquisas, conceitos e melhores práticas de design e tecnologia, fortalece o conceito touch com o projeto SWYP: See What You Print (“veja o que você imprime”).
Artefact_SWYP_04
Trata-se de uma impressora com pré-visualização em tela sensível ao toque. Suas fotos transferidas (sem fio) de uma câmera ou armazenadas no computador e nas redes sociais, por exemplo, seriam visualizadas, ajustadas e impressas através da própria impressora. Resultados de cores tornariam-se previsíveis, com uma tela sempre calibrada para a impressora.
Uma maneira radicalmente simples e inovadora de lidar com usabilidade, eliminando o doloroso e lento processo de impressão.
swyp02
O projeto SWYP desperta a possibilidade de que, num futuro próximo, câmeras fotográficas e celulares possuam por padrão uma impressora integrada. Um avanço no que os japoneses fizeram em 2008. Se teríamos papel diferente, suficiente ou outra matéria-prima para tantas fotos, é outro assunto.
No vídeo abaixo, a SWYP em funcionamento. Na pior das hipóteses, vale refletir sobre o conceito.

Quando eu vi este vídeo e vi o Conceito da Câmera Futura, eu tive que colocar o vídeo da câmera aqui também, pois é muito legal.

E você já viu uma impressora assim? Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

Este post é uma adaptação do Update or Die, Artefact Group e Gente de Conteudo.

A Google está destruindo a sua memória? Ou está apenas te ajudando?

Se você acha que a sua memória está ficando ruim, isso ao longo dos últimos dez anos ou mais, pode não ser a perda de memória devido ao envelhecimento. Pode ser devido à forma como Google está armazenando e disponibilizando estas informações.

Google-Memory

Por que se preocupar armazenar uma quantidade volumosa de conhecimento em nossa massa cinzenta quando podemos apenas realizar um consulta para ter estas mesmas informações?

Esta evolução de como aprender a buscar informação pode nos permitir ser mais eficiente nas nossas atividades. Mas o que acontece com a sociedade quando se tornar excessivamente dependente do Google para fazer o trabalho de nossos cérebros sempre fizeram?

Confira os prós e contras no infográfico abaixo:



E vocês acham que a google está te ajudando ou destruindo a sua memória? Além disso o que mais o google faz por você? Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.


Este post é uma adaptação do Update or Die e Business Insider.

Quem está olhando para o seu futuro? Ninguém?

Todas as empresas, principalmente as médias e grandes empresas estão ou deveria estar preocupadas com o futuro do seus funcionário, isso é com o plano de carreira dos mesmo. Mas cada um é responsável por definir seus objetivos, isto é, definir onde, quando e como atingir suas metas.
plano de carreira
O grande problema para as empresas é o conflito de planeja a carreira dos funcionário e poder dar uma carreira para os mesmo. Isso pelo simples fato de que não existe mais o espaço para se "FAZER CARREIRA", por que as empresas já não podem mais garantir uma estabilidade, pois nem mesmo as empresas possuem esta estabilidade, devido os problemas financeiros, vendas e compras e outras coisas do mundo corporativo.
Mas isso não quer dizer que os funcionário não devem ter plano de carreira. O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz.
career_opp_art
Ele possibilita programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos. Se não for, onde e quando buscá-lo? Do que precisa abrir mão, no presente ou no futuro, para tornar real os sonhos? Investir mais ou menos energias em determinado momento, ajuda a conhecer tendências do mercado futuro e se programar para ser bem sucedido nas mudanças.
O plano de carreira ajuda a pessoa a ter controle sobre sua própria vida evitando que perca tempo, conhecimentos, dinheiro, energias com que não vai trazes os resultados esperados. Para a empresa: diminui riscos, rotatividade, funcionários motivados, aumenta a produtividade, qualidades dos serviços e ganhos financeiros entre outras coisas.

Existem um momento para elaborar um plano de carreira?

    1. Quando não se definiu o que almeja na vida, em que mercado trabalhar, qual curso fazer, qual profissão seguir para o resto da vida útil. Ou ainda, aquele que passou por uma decepção profissional e quer encontrar uma nova carreira ou busca ter seu negocio próprio...
    2. Quando a pessoa que trabalhou por vários anos em um seguimento do mercado e perdeu o emprego por motivo de idade ou por ser uma profissão que esta a caminha da extinção; a pessoa que tenha dificuldade de se recolocar na mesma atividade e por isso busca uma nova profissão...
    3. Quando uma pessoa trabalhou algum tempo em uma empresa e pretende mudar de departamento ou cargo dentro da própria empresa e tem encontrado dificuldades para alcançar seus objetivos dentro da empresa ou organizar-se para abrir e administrar um negocio próprio paralelo à sua atividade na empresa, se preparar para mudar de emprego...
    4. Quando se tem seu próprio negocio, mas não esta progredindo como gostaria; quem tem sua empresa bem sucedida e pretende buscar uma segunda opção no mercado, ou, quando está deixando de trabalhar por conta própria e quer voltar ao mercado com carteira assinada...
    5. Quando a pessoa se aposentou ou esta prestes a se aposentar e não quer ficar parado; quando esta fora do mercado de trabalho por motivo (particulares).
noticias_carreira_crise
    Para cada momento desses o plano de carreira tem suas variáveis, porem, ele é de suma importância para que a pessoa chegue aos seus objetivos mais rápidos e com eficácia.

    Plano de carreira funciona?

    Sim. Se a pessoa tiver disciplina, determinação, paciência e abrir mão das facilidades em prol dos seus objetivos. Sempre encontro pessoas com um potencial enorme, mas não chega a lugar algum ou demora muito mais que deveria para alcançar seus objetivos e, às vezes, até perdem o emprego ou oportunidade de crescimento por não terem um plano de carreira.
    Agora que sabemos que cada um de nós temos que olhar para o nosso futuro, vamos em um próximo post falar como se faz um plano de carreira.

    O que mais vocês querem saber sobre plano de carreira? Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação do Administradores e Imasters.

    No aeroporto e morrendo de sono? Um caixa para dormir pode te ajudar

    Viajar não é uma opção para uma série de pessoas, cujo a viagem faz parte do seu dia a dia. Já até tinha feito um post sobre o stress, 5 dicas para evitar o stress das viagens aéreas.
    airport-waiting_a
    Eu pessoalmente não gosto de viajar por uma série de motivos, mas um dos que mais me incomoda é ter que ficar sentado esperando, principalmente quando estou morrendo de sono. Por isso quando eu vi esta notícia eu achei muito legal.
    huge-51-258546
    É sobre uma caixa para dormir (Sleepbox), isso mesmo é simplesmente um local pequeno que você poder passar algumas horas. Ela foi criado por um escritório russo de arquitetura Arch Group criou a Sleepbox, literalmente uma caixa para dormir.
    sleep2
    O conceito foi apresentado pela empresa em 2009, e agora, desde o mês passado, tem a sua primeira unidade instalada em Moscou, no aeroporto Sheremetyevo.
    sleep3

    Contendo duas camas, é possível alugar a Sleepbox no mínimo por 30 minutos, ou por várias horas. Dentro, além de espaço para malas, o hóspede encontra tomadas para carregar celular e notebook.
    sleep4
    Com certeza não é a melhor acomodação, mas certamente é bem mais confortável que dormir em alguma cadeira do aeroporto, compare as fotos.

    Temos alguma outra coisa que podemos nos ajudar em viagens?Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação do Brainstorm9.

    O que você não precisa incluir no currículo

    Na ansiedade para conquistar o emprego dos sonhos, há quem tente apostar todas as suas fichas no currículo. Nada errado com isso, claro. O problema é exagerar e listar informações desnecessárias.

    size_590_papeis-amarelos-mao

    Aqui colocamos quais são os dados que você, definitivamente, não precisa incluir no seu currículo

    Fotos

    Se você não é candidato a uma vaga de modelo (ou outra posição que dependa da sua aparência física), fotos e poses suas tornam-se completamente desnecessárias.

    E pior: se a foto estiver em alta resolução (e tornar a mensagem de e-mail pesada) você até pode ganhar um ponto negativo aos olhos do recrutador.

    Quando fotos constam na lista de exigências do processo de seleção, seja cuidadoso. Nada de enviar imagens que ofusquem suas qualidades profissionais. Prefira fotos que denotem seriedade.

    Documentos

    Há alguns anos, currículo bom era aquele que listava, em minúcias, todos os dados pessoais possíveis. Estado civil, quantidade de filhos, RG, CPF e, às vezes, até hobbies. Tudo. Tudo ia parar no documento.

    Para os desavisados: essa regra, definitivamente, acabou. No máximo, cite qual seu estado civil. O foco no currículo são suas qualificações, não quem você é depois do expediente. Deixe isso para a entrevista.

    Lista de referências

    As referências profissionais anteriores também caíram no ostracismo do processo de recrutamento atual. O currículo tem o papel de introduzir o candidato ao recrutador. Nas fases seguintes do processo de seleção, ele, por si só, irá checar se você é tão bom quanto afirma no currículo e entrevista. É claro que você tem que colocar os locais onde trabalhou anteriormente.

    Pretensão salarial

    ganhar-dinheiro-na-net-407-11-300x272

    Pode ser um tiro no pé colocar em letras garrafais o quanto você quer receber em termos monetários. Essa prática pode diminuir as chances de negociação futura e, pior, pode colocar você fora do processo.

    Novamente, o objetivo do currículo é mostrar quais são suas qualificações, não o seu valor de mercado.

    Se a pretensão salarial constar nos requisitos do processo, a dica de Eliane Figueiredo, da Projeto RH, é listar seu salário atual. E nada mais.

    Cursos do século passado

    Há quem adicione cursos extracurriculares feitos há mais de uma década no currículo. Não caia nesse erro. De preferências apenas para as atividades mais recentes - exceto cursos de graduação e pós-graduação.

    O que mais vocês acham que um currículo não precisa ter? Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação do Exame.

    7 coisas que não devem ser ditas aos clientes

    Antes de ser empresário ou vendedor você é cliente e sabe muito bem do que gosta e do que não gosta de ouvir quando vai adquirir um produto ou serviço.
    Recentemente, entrei em uma loja de ferragens para comprar um parafuso para um carrinho de mão. O único pino de metal que tinham era comprido demais, por isso o vendedor se ofereceu gentilmente para cortá-lo no tamanho adequado. Enquanto ele estava serrando, um dos proprietários da loja veio gingando de cara feia e disse rispidamente: "Ele não tem uma serra em casa?"
    atendimento
    É verdade, todos já ouvimos observações, comentários e indiscrições desse tipo em estabelecimentos de diversos tamanhos e segmentos, mas isso não significa que devemos ser tratados assim. Abaixo, com base em meus próprios tropeções ao longo da dura estrada dos enganos verbais, apresento algumas das coisas que um cliente jamais deve ouvir em sua empresa:

    Por que você está fazendo isso por ele?

    É basicamente o que o dono da loja de ferragens quis dizer com seu comentário insolente. Pode parecer ridículo ter que explicar isto, mas o atendimento ao cliente — seja um serviço comum ou algo que vai além de suas obrigações — nunca deve ser questionado na frente da pessoa que tem um cartão de crédito nas mãos. Além de grosseira, esse tipo de atitude demonstra que o empresário não conhece o significado de "atendimento ao cliente" ou não se preocupa em saber se seus funcionários realizam ou não tal serviço.

    Tem certeza de que pode pagar?

    1304783650_197585568_2-Fotos-de--REABILITE-SEU-CReDITO-SE-NaO-PODE-PAGAR-AS-DiVIDAS-LIMPE-SEU-NOME-MESMO-ASSIM
    Em uma visita a uma estufa, ouvi o gerente persuadir uma funcionária a "informar que o produto era caro" antes de desenrolar uma manta de jardim para me mostrar. Esse tipo de observação questiona a capacidade do cliente de pagar pela mercadoria, além de indicar preguiça de mostrar itens que podem acabar voltando para a prateleira. Não significa que você não deve fazer o favor de informar ao cliente que algo custa caro, mas não o faça com a conotação de que o produto está acima de suas possibilidades.

    Que idiota esse cara que acabou de sair!

    Dito por um caixa de supermercado ao colega enquanto eu aguardava para pagar um pacote de salgadinho para os meus filhos. É desnecessário dizer que nem todos os clientes são angelicais nas palavras e atitudes, mas comentar sobre eles com outro funcionário — ou pior, com um cliente — mostra falta de discrição e de profissionalismo. Se um dia você ou um de seus funcionários falar mal de um cliente em voz alta, é melhor devorar o saquinho mais próximo de salgadinhos. Esteja certo de que o erro não se repetirá.

    Não temos esse produto

    atendimento2
    Embora seja uma frase sucinta, é uma falha reincidente, cometida há pouco tempo pela balconista de uma farmácia quando lhe perguntei se vendiam uma certa marca de pasta de dentes (depois de sua resposta de quatro palavras, ela manteve o olhar vidrado, como se não me visse ali e estivesse procurando navios no horizonte). Naturalmente, os estoques acabam ou o estabelecimento pode não trabalhar com determinado serviço ou produto, mas responder com um simples "não" ou palavras equivalentes é como dizer "E não volte mais!". Não deixe as coisas vagas desse jeito. Em vez disso, ofereça produtos similares ao cliente. Talvez ele aceite comprar um substituto igualmente útil. Você pode até mostrar sua boa vontade indicando outras lojas ou concorrentes.

    Que nome ______! (Escolha "diferente", "engraçado", "incomum", "bizarro", etc.)

    nomes-estranhos
    Não me entenda mal. Eu sei que meu sobrenome é um tanto, digamos, esotérico. Mas não gosto muito da atenção que recebo quando um bobão sem graça discorre insensivelmente sobre o nome da minha família. Não é nada delicado. Eu não me aborreço, mas nem todos são assim. Adote a política de nunca comentar sobre o nome e/ou sobrenome de um cliente, pois até a curiosidade bem-intencionada pode ser inapropriada. É muito mais prudente perguntar como é a pronúncia correta do nome dele.

    Não sei nada desse assunto, mas vou continuar falando mesmo assim

    Essa é a versão "genérica" de uma série de comentários impensados, cujos exemplos vão da funcionária do banco que grita recomendações sobre fundos de investimento para o cliente ("Ouvi dizer que eles dão dinheiro!") até a recepcionista do consultório médico que diz a uma paciente que ela pode precisar de uma biopsia. Não reprima o ímpeto de seus funcionários de ajudar os clientes, mas recomende que se atenham aos temas que conhecem. E, quando não souberem alguma coisa, deverão levar o cliente a um funcionário que saiba.

    Eu apenas trabalho aqui

    248-Comprometimento1
    Esse clichê — proferido há pouco tempo por uma garçonete que me trouxera o prato errado pela terceira vez — deve ser enterrado para sempre ao lado daqueles ternos "zoot" dos anos 40 e de outras relíquias bizantinas. Em quatro palavras infelizes, o funcionário transmite uma total falta de entusiasmo ou envolvimento, sem falar na disposição para resolver o problema. Mantenha sua equipe ciente de que existem outras pessoas disponíveis e capazes de lidar com problemas que vão além de suas possibilidades.

    E vocês acham que tem mais alguma coisa que não podemos falar para o cliente? Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação da Administradores.

    Por que bocejamos? Para esfriar o cérebro

    Da próxima vez que você bocejar em uma reunião, tente explicar ao seu chefe que não se trata de tédio ou cansaço, mas sim uma forma de esfriar a cabeça – literalmente.
    bocejo-20110921161843
    Segundo uma nova pesquisa realizada com 160 pessoas pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o bocejo também funciona como um mecanismo que resfria o cérebro – e acontece mais vezes no inverno do que no verão.
    O estudo, liderado pelo pesquisador Andrew Gallup, é o primeiro envolvendo humanos que mostra como a frequência dos bocejos varia com as estações do ano. A conclusão, publicada na Frontiers in Evolutionary Neuroscience, é a de que as pessoas tem menor probabilidade de bocejar quando a temperatura ambiente é maior ou igual à do corpo. Ou seja: você deve bocejar mais em ambientes frios.

    Por que bocejamos?

    Ninguém sabe ao certo para que serve o bocejo – e é provável que ele esteja ligado a mais de uma função do corpo e possua mais de uma causa.
    Uma das hipóteses há tempos considerada pelos pesquisadores é a de que ele seria termorregulador, ou seja, teriam alguma função controlando a temperatura do corpo. O ato seria disparado por um aumento da temperatura do cérebro, e o efeito “refrescante” viria do aumento de fluxo sanguíneo na região (causada pelo alongamento da mandíbula) e pela entrada de ar mais frio no corpo (causada pela inalação).
    Estudos anteriores já haviam mostrado que a temperatura do cérebro de ratos cai após o bocejo, mas nunca uma pesquisa em humanos havia sido feita para avaliar se o ato está ligado à temperatura ambiente.
    Para isso, os pesquisadores documentaram a frequência de bocejos de 160 pessoas – 80 no inverno e 80 no verão. Eles selecionaram os participantes aleatoriamente, na rua, e, como bocejar é contagioso, mostraram a eles imagens de pessoas bocejando.
    tn
    O resultado indica que a porcentagem de pessoas que bocejam no inverno é muito maior do que no verão. O resultado está de acordo com a teoria da termo regulação: a temperatura do ambiente daria ao bocejo sua utilidade. Se está quente demais, é inútil bocejar, porque o ar inalado não poderá resfriar o corpo.
    Outro dado constatado é que o bocejo está ligado ao tempo que as pessoas passam em ambientes abertos. Por exemplo, no verão, 40% dos bocejos ocorriam nos primeiros 5 minutos fora de um local fechado. Já o contrário acontece no inverno: a proporção de bocejos aumenta após cinco minutos ao ar livre.
    Os resultados obtidos ajudam os cientistas a entender a função do bocejo, indicando que se trata mesmo de uma função reguladora de temperatura, mas ainda não explicam a parte mais intrigante do ato: por que bocejar é tão contagioso?

    E você bocejou algumas vezes lendo isso?Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação da Info.

    36 fatos interessantes sobre as pessoas

    Como é possível querer influenciar o consumidor sem entender o comportamento  humano?

    230811_fatos_pessoas

    Compilei 36 fatos interessantes sobre  pessoas comprovados em estudos e pesquisas. Tentei não entrar em detalhes, então se você quiser maiores explicações, deixe um comentário e eu tentarei explicar melhor.

    1 - O cérebro recebe cerca de 40 milhões de inputs por segundo. Por isso, ele precisa funcionar como um grande filtro, do que é importante ou não, e criar modelos mentais que facilitam a nossa vida.

    cérebro

    2 - As pessoas leem pulando letras.

    3 - Multi-tarefa não existe. O que acontece é que somos tão bons em trocar de tarefa e voltar para anterior que achamos que somos multi-tarefa.

    4 - Ouvir, ler, falar e formar frases ativam partes diferentes do cérebro.

    5 - A leitura é mais rápida em linhas de texto longas (100 caracteres), porém é mais prazerosa em linhas curtas (45-72 caracteres) como a de um jornal.

    6 - As pessoas conseguem lembrar no máximo 4 coisas por vez. Ex: 5130264085 é mais difícil de lembrar do que (51) 3026-4085.

    7 - Repetição muda fisicamente as conexões do cérebro.

    8 - É  mais fácil reconhecer algo do que lembrar.

    9 - Pensar é a pior coisa que você pedir para alguém fazer. 

    10 - As pessoas “pensam em nada” (ou em tudo) 30% do tempo, mas em certas atividades como dirigir pode chegar a 70%.

    11 - O desempenho é  maior depois de uma sesta do que uma boa noite de sono.

    sesta-tigre_portugal-porreiro

    12 - Temos “3 cérebros”. O novo é consciente, lógico e pensante. O do meio processa emoções. O antigo é focado em sobrevivência. Por questões de sobrevivência, o cérebro antigo é o mais rápido, percebe primeiro coisas como perigo, comida e sexo.

    13 - Dopamina não é só responsável pela sensação de felicidade, mas também pela motivação, desejo, busca, curiosidade tanto de questões relacionadas à sobrevivência como comida, como de coisas abstratas como ideias e conhecimento.

    14 - Em média, leva 66 dias para criar um hábito. Mas é muito relativo, depende muito da pessoa e da ação. Pode levar de 18 a 254 dias!

    15 - Competição é estimulante, mas só se for contra poucas pessoas. Muitas pessoas inibem a motivação e prejudicam o desempenho.

    16 - Só é possível manter uma relação próxima com no máximo 150 pessoas.

    17 - Pessoas que realizam atividades sincronizadas (como yoga, tai chi, artes marciais, canto) são mais propensas a se ajudar em atividades futuras e a fazer sacrifícios em benefício do grupo. Também são mais felizes!

    18 - Rir é um ato mais social do que de humor.

    0jLvrq15zhC2v4aPFPaW

    19 - Mulheres riem mais do que o dobro dos homens.

    20 - As pessoas conseguem reconhecer um sorriso falso, exceto em fotos. (e elas confiarão menos na pessoa, se reconhecerem.)

    21 - Se você não consegue mover os músculos do rosto para ter uma expressão facial, também não irá sentir a emoção associada aquela expressão. (Sabe o botox?)

    22 - Storytelling funciona porque gera empatia e aciona conexões emocionais, e emoções ativam parte do cérebro responsável pela memória.

    23 - Cheiro é o sentido que mais gera emoções porque é o único que não atravessa o tálamo, parte do cérebro responsável por conectar duas áreas do cérebro.

    24 - As pessoas superestimam suas reações. Por exemplo, se o evento é negativo, elas acham que ficarão muito chateadas e devastadas por um longo tempo. Se for positivo, elas acham que ficarão extremamente felizes por um longo tempo.

    25 - Pessoas consideram uma viagem mais agradável vários dias depois da chegada.

    mala-de-viagem2

    26 - Os últimos acontecimentos de uma viagem afetam a memória de longo-prazo mais do que os do início e meio.

    27 - Pessoas mais velhas têm mais dificuldades com tecnologia não por causa da idade,  mas porque carecem de background e experiência com dispositivos eletrônicos. Mas elas realmente tem maior dificuldade motora, como usar touchscreen, mouse ou jogar videogame.

    28 - O inconsciente detecta o perigo antes do consciente. (Eis porque seguir a intuição pode ser bom.)

    29 - Muitas opções atraem mais clientes. No entanto, poucas opções vendem mais. (Estudo: 3% das pessoas que pararam na gôndola com 24 opções compraram contra 31% das que pararam  na gôndola com apenas 6 opções.)

    30 - Ter opções significa ter controle, por isso as pessoas adoram variedade. Mas opções demais dificultam a tomada de decisão.

    31 - Economia de tempo vende mais do que economia de dinheiro. Não só atrai mais clientes, mas como pagam mais pelo produto/serviço. (exceção: produtos como carros e roupas e clientes que valorizam bens acima de experiências)

    32 - Pessoas de bom humor irão valorizar mais um produto se guiadas pela emoção.

    sorrir-um-simples-gesto

    33 - Pessoas de mau humor (raiva, tristeza, etc) irão valorizar mais um produto se guiadas pela razão.

    34 - Equipes tomam melhores decisões se começarem a reunião com uma informação relevante em vez de opiniões individuais. Ex: “leiam o relatório e digam o que acham na reunião.”

    35 - A melhor forma de reconhecer um líder em um grupo é ver quem será o primeiro abrir a boca.

    36 - Mostrar o produto real é muito melhor do que usar texto, foto, amostra grátis ou o produto atrás de um vidro. Eu disse MUITO! (gráfico)

     

    Vocês conhecem outros fatos interessantes sobre as pessoas?Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação do Pequeno Guru.

    O chafariz mais incrível do mundo cria imagens e mostra as horas usando água

    Os japoneses nos impressionam mais uma vez: este chafariz horizontal fica na estação de trem Osaka, e cria imagens usando gotas de água iluminadas por cima, emitidas em padrões específicos para reproduzir imagens de um computador.  O chafariz até mostra a hora certa!

    osaka-fontain-clock

    Não está acreditando? Olhe este vídeo.

    É difícil mesmo acreditar que este vídeo é real, e não apenas uma simulação de computador. É perfeito demais! Então este vídeo, filmado na estação de Kyoto – o outro extremo da linha que liga Kyoto a Osaka, e que também tem um chafariz assim – deve lhe convencer:

     

    Se você descobrir uma fonte que faça algo mais incrível, me avise

    Isso sim é um chafariz com tecnologia, será que teremos um deste na copa?Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação do Gizmodo.

    Como resolver um conflito?

    Quem nunca teve problemas profissionais na vida que atire a primeira pedra (obviamente na cabeça da sua desavença). A vontade é de xingar a pessoa em praça pública, reclamar com o dono da empresa, divulgar a incompetência dos outros nos jornais/revistas/internet. Mas, pensando friamente, você acha que isso vai ser bom para você? Você acha que isso será bom para seu ambiente de trabalho? Ou pior: Você acha que isso é bom para a empresa/instituição que você trabalha/representa?

    treta_jonny

    Esses problemas devem ser tratados como problemas em times de futebol. Salário atrasado? Não pagamento de bicho? Jogador faltando em treino? Nada, absolutamente NADA pode vazar, seja internamente ou, pior, para a imprensa! Isso cria um clima péssimo entre todas as partes (dirigentes, técnico, jogadores e principalmente torcida).
    Por causa disso, resolvi escrever essa breve lista com 10 dicas de como resolver problemas internos.

    1- Nunca, mas NUNCA suba 2 degraus de uma só vez!
    A primeira pessoa com quem você deve tentar resolver o problema é com a sua própria desavença. Nunca fale com superior antes mesmo de você tentar resolver o problema e, o mais importante, se esse passo já tiver sido feito mas sem a devida solução, somente ai, fale com seu superior direto! Nada de reclamar diretamente com os chefões (só se forem seus superiores diretos). Quando se tenta resolver conflitos internos pulando hierarquias, a pessoa sempre fica com um novo problema: o superior direto insatisfeito, já que ele provavelmente ficou com a imagem de incompetente para o superior dele!
     
    2- Não existe essa coisa de tentar responder por email ou pior ainda, via Twitter!
    Um simples “não vi sua mensagem” da outra parte já é suficiente para você ver todos seus argumentos irem por água abaixo. Problemas devem ser resolvidos na seguinte ordem: via email ou mensagens instantâneas (se a pessoa responder), via telefone (acertos finais) e, por fim, via carta registrada (com assinatura de quem recebeu o documento). Fazendo isso, a pessoa jamais poderia usar como desculpas “Ah, eu não vi”.

    conflito (1)
     
    3- Colete o maior número de dados possíveis.
    Não para servir como prova, mas sim para você ter certeza que quem está fazendo a burrada não é você mesmo! Tenha autocrítica! Leia os emails, não ouça sugestões de terceiros que não estão 100% a par da história, não deixe vazar as informações e não grave conversas pelo telefone (isso é proibido, a não ser que a outra parte saiba disso também). Reconheça que o problema pode ser seu também (falta de insistência para resolver o problema ou comunicar-se com a pessoa errada, por exemplo) .
     
    4- Seja sempre o mais claro possível!
    Não adianta deixar informações nas entrelinhas! Escreva/fale tudo de maneira clara! Repita várias vezes a informação para que a outra pessoa confirme que entendeu!! “Bom, então você não vai fazer, certo?” ou “Você tem certeza dessa informação que isso não é da sua competência?” são ótimas frases a serem ditas, mas nunca com tom de ameaça!


    conflito-de-casal-manipulado-em-photoshop-001

    5- Pense MUITO antes de reclamar de alguém com outras pessoas!

    Obviamente ela vai ficar sabendo, e segundo Murphy, “o estagiário de hoje com certeza vai ser seu chefe amanhã”. Lembre-se que o mundo é pequeno, e sua desavença de hoje pode deixar de fechar um contrato com você amanhã!

    6- Evite colocar pessoas que não tem nada a ver com a história no meio da bagunça!

    Capaz você ouvir um “Eu não estou sabendo de nada” na frente de seu chefe ou de sua desavença!

    Conflito

    7- “Desavenças pessoais” é completamente diferente de “desavenças profissionais”.

    Quando você mistura uma coisa com a outra, a tendência é sempre acabar dando m####.

    8- Resolvido o problema, guarde todos os problemas em um armário e esqueça ele!

    Além de ser uma bola de neve, ficar alimentando conflitos só atrapalha seu trabalho. E lembre-se: Um conflito jamais é resolvido! Ele é administrado.

    9- Evite ao máximo tornar o problema público.

    Além de você fechar muitas portas profissionais (inclusive com as pessoas/empresas que não tem nada a ver com a história), sempre existirão 2 verdades: a sua e a dos outros. Por mais que você tente mostrar que você é o correto, ninguém de fora vai ter paciência de ficar verificando o outro lado! Fora que as pessoas são passionais. Logo, na grande maioria das vezes, elas sempre tomam o lado da pessoa que tem mais afinidade, independente de ter culpa no cartório ou não.

    conflito (2)

    10- Já que a vaca foi para o brejo, e tornar o problema público é inevitável, seja ético.

    Jamais coloque trechos de mensagens privadas! Printscreen de email, fotos de cartas ou gravação telefônica só faz o acusador ficar pior que a pessoa “denunciada”. Somente divulgar os dados caso eles sejam públicos (uma mensagem o twitter ou um comentário em algum fórum, onde seja necessária uma senha pessoal para escrever).

    Essas dicas são para problemas pessoais/profissionais! Em caso de má prestação de serviço (internet, telefone, celular, compras, etc), a única forma que eu tenho visto para resolver problemas e que realmente funciona é a denúncia pública mesmo!

    O que mais vocês acham que queima um currículo? Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

    Este post é uma adaptação do InfoPod.