Como é possível querer influenciar o consumidor sem entender o comportamento humano?
Compilei 36 fatos interessantes sobre pessoas comprovados em estudos e pesquisas. Tentei não entrar em detalhes, então se você quiser maiores explicações, deixe um comentário e eu tentarei explicar melhor.
1 - O cérebro recebe cerca de 40 milhões de inputs por segundo. Por isso, ele precisa funcionar como um grande filtro, do que é importante ou não, e criar modelos mentais que facilitam a nossa vida.
2 - As pessoas leem pulando letras.
3 - Multi-tarefa não existe. O que acontece é que somos tão bons em trocar de tarefa e voltar para anterior que achamos que somos multi-tarefa.
4 - Ouvir, ler, falar e formar frases ativam partes diferentes do cérebro.
5 - A leitura é mais rápida em linhas de texto longas (100 caracteres), porém é mais prazerosa em linhas curtas (45-72 caracteres) como a de um jornal.
6 - As pessoas conseguem lembrar no máximo 4 coisas por vez. Ex: 5130264085 é mais difícil de lembrar do que (51) 3026-4085.
7 - Repetição muda fisicamente as conexões do cérebro.
8 - É mais fácil reconhecer algo do que lembrar.
9 - Pensar é a pior coisa que você pedir para alguém fazer.
10 - As pessoas “pensam em nada” (ou em tudo) 30% do tempo, mas em certas atividades como dirigir pode chegar a 70%.
11 - O desempenho é maior depois de uma sesta do que uma boa noite de sono.
12 - Temos “3 cérebros”. O novo é consciente, lógico e pensante. O do meio processa emoções. O antigo é focado em sobrevivência. Por questões de sobrevivência, o cérebro antigo é o mais rápido, percebe primeiro coisas como perigo, comida e sexo.
13 - Dopamina não é só responsável pela sensação de felicidade, mas também pela motivação, desejo, busca, curiosidade tanto de questões relacionadas à sobrevivência como comida, como de coisas abstratas como ideias e conhecimento.
14 - Em média, leva 66 dias para criar um hábito. Mas é muito relativo, depende muito da pessoa e da ação. Pode levar de 18 a 254 dias!
15 - Competição é estimulante, mas só se for contra poucas pessoas. Muitas pessoas inibem a motivação e prejudicam o desempenho.
16 - Só é possível manter uma relação próxima com no máximo 150 pessoas.
17 - Pessoas que realizam atividades sincronizadas (como yoga, tai chi, artes marciais, canto) são mais propensas a se ajudar em atividades futuras e a fazer sacrifícios em benefício do grupo. Também são mais felizes!
18 - Rir é um ato mais social do que de humor.
19 - Mulheres riem mais do que o dobro dos homens.
20 - As pessoas conseguem reconhecer um sorriso falso, exceto em fotos. (e elas confiarão menos na pessoa, se reconhecerem.)
21 - Se você não consegue mover os músculos do rosto para ter uma expressão facial, também não irá sentir a emoção associada aquela expressão. (Sabe o botox?)
22 - Storytelling funciona porque gera empatia e aciona conexões emocionais, e emoções ativam parte do cérebro responsável pela memória.
23 - Cheiro é o sentido que mais gera emoções porque é o único que não atravessa o tálamo, parte do cérebro responsável por conectar duas áreas do cérebro.
24 - As pessoas superestimam suas reações. Por exemplo, se o evento é negativo, elas acham que ficarão muito chateadas e devastadas por um longo tempo. Se for positivo, elas acham que ficarão extremamente felizes por um longo tempo.
25 - Pessoas consideram uma viagem mais agradável vários dias depois da chegada.
26 - Os últimos acontecimentos de uma viagem afetam a memória de longo-prazo mais do que os do início e meio.
27 - Pessoas mais velhas têm mais dificuldades com tecnologia não por causa da idade, mas porque carecem de background e experiência com dispositivos eletrônicos. Mas elas realmente tem maior dificuldade motora, como usar touchscreen, mouse ou jogar videogame.
28 - O inconsciente detecta o perigo antes do consciente. (Eis porque seguir a intuição pode ser bom.)
29 - Muitas opções atraem mais clientes. No entanto, poucas opções vendem mais. (Estudo: 3% das pessoas que pararam na gôndola com 24 opções compraram contra 31% das que pararam na gôndola com apenas 6 opções.)
30 - Ter opções significa ter controle, por isso as pessoas adoram variedade. Mas opções demais dificultam a tomada de decisão.
31 - Economia de tempo vende mais do que economia de dinheiro. Não só atrai mais clientes, mas como pagam mais pelo produto/serviço. (exceção: produtos como carros e roupas e clientes que valorizam bens acima de experiências)
32 - Pessoas de bom humor irão valorizar mais um produto se guiadas pela emoção.
33 - Pessoas de mau humor (raiva, tristeza, etc) irão valorizar mais um produto se guiadas pela razão.
34 - Equipes tomam melhores decisões se começarem a reunião com uma informação relevante em vez de opiniões individuais. Ex: “leiam o relatório e digam o que acham na reunião.”
35 - A melhor forma de reconhecer um líder em um grupo é ver quem será o primeiro abrir a boca.
36 - Mostrar o produto real é muito melhor do que usar texto, foto, amostra grátis ou o produto atrás de um vidro. Eu disse MUITO! (gráfico)
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Este post é uma adaptação do Pequeno Guru.
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