Informação é uma das moedas da atualidade. Temos de usar bem as informações que obtemos constantemente para que tenhamos vantagem competitiva no mundo corporativo. E obter informação é a coisa mais fácil que existe nesse mundo moderno. Em qualquer lugar, até dentro de elevadores, recebemos uma enxurrada de notícias de tudo quanto é assunto.
Se por um lado isso é bom, por outro pode afetar a produtividade pelo excesso de informação, o que atrapalha na tomada de decisão. Então, para sermos mais produtivos, teríamos de ser menos informados?
Informação demais, produtividade de menos
Foco é algo que todos buscam, mas pouquíssimos encontram. Alguns até acham que conseguiram ajustar e se manter no foco, mas na verdade continuam dispersos devido a quantidade absurda de informações as quais somos expostos. É um email no smartphone, um joguinho no Facebook, o rádio ligado, a televisão também, os feeds de notícias… Nossa mente facilmente perde o foco ao tentar processar tanta informação de uma vez, e a cada momento chega mais e mais. O que fazer, então?
Faltam filtros de informação
Um dos ensinamentos do Silvio Meira sobre a nossa nova era, e como não enlouquecer com ela, é a de que, para lidar com tanta informação, precisamos filtrar para as que realmente nos servem. Não há nada de errado com a produção de informação. As novas tecnologias móveis e fáceis de usar nos permitem isso. A questão é: quais dessas informações são relevantes para você?
Indo para o foco da gestão, para podermos nos concentrar na produtividade, devemos ser mais radicais e deixar completamente de lado as informações que não acrescentarão nada nos nossos objetivos enquanto estivermos produzindo. Podemos até voltar a elas num momento mais adequado, mas na hora de trabalhar, só o que importa são as informações relativas aos objetivos a serem alcançados.
Parece difícil, e é mesmo, mas só no começo. Basta ter um pouco de autodisciplina que logo você saberá ignorar tudo que não é relevante. Outras dicas são:
- Enquanto estiver trabalhando, desligue ou diminua o contato com fontes impertinentes de informação. Saia de perto da TV, desligue o rádio das notícias ou mude para uma estação apenas com músicas, deixe aquela danação de blogs de comédia para depois do expediente;
- Classifique suas fontes de informação e separe as que são extremamente relevantes para sua produtividade, as que podem ser complementares e as que são inúteis para seus objetivos. Priorize as relevantes, dê alguma atenção às complementares e descarte as inúteis;
- Revise suas fontes de informação de acordo com seus objetivos. Se agora o goal é fechar um contrato de parceria internacional, as fontes de informação sobre comércio exterior podem ser mais interessantes. Se o objetivo então é expandir o mercado para setor nacional em crescimento, o foco deve ser direcionado para informações dessa área.
E você como filtra suas fontes de informações? Espero que uma das fontes seja este blog. Comentem e nos acompanhem noTwitter, RSS eFacebook.
Este post é uma adaptação do Pontomarketing.Fizemos um post específico sobre aumento de produtividade, utilizando a metodologia ZTD, veja este post, Aumentando a sua produtividade com ZTD – Zen to Done é veja o vídeo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário