Não tenho tempo para nada! Frase de uma pessoa ocupada, certo? Não, você está errado!

Sabe aquela pessoa que nunca tem tempo para nada? Aquela de trabalha todos os dias até tarde da noite, e também nos domingos e feriados. Além disso usa constantemente a frase: “Não tenho tempo para nada!”.

Tunnels of Time

Bom, isso é um problema, pois o tempo é um item muito democrático, talvez uns dos únicos, pois todas as pessoas têm as mesmas 24 horas. A diferença é a forma que você aproveita a suas 24.

Se você está entre as pessoas que “não tem tempo pra nada”, veja algumas dicas que podem-te ajudar a ter o dia mais produtivo.

1. Ocupar o tempo vs. aproveitar o tempo

Existe uma coisa chamada Lei de Parkinson, que diz que “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído”.  Isso é, se você falar que a pessoa tem até uma determinada hora para entregar uma atividade, normalmente esta pessoa irá trabalhar nesta atividade até ocupar todas as horas, mesmo que o prazo esteja folgado.

Mas quem está sempre pensando em produtividade, pensa diferente. Estas pessoas pensam: “Preciso entregar essa tarefa. Vou dar um jeito de aproveitar as horas que tenho e entregar o máximo possível”.

Com esses pensamentos diferentes, dificilmente uma pessoa ocupada entregará algo antes do prazo. Em compensação, a pessoa produtiva está sempre pensando em formas de entregar além do esperado.

2. Fazer o que acontece vs. fazer acontecer

Uma pessoa “ocupada” se distrai muito fácil. Isso acontece porque sem um objetivo claro, qualquer interrupção parece relevante e o que é importante mas não é urgente fica sempre deixado para depois.

A pessoa produtiva sabe que precisa alcançar um objetivo importante. Tudo que não estiver relacionado com esse objetivo deve ser ignorado até o objetivo seja alcançado.

Faz sentido imaginar um piloto de F1 checando o Facebook a cada 5 minutos durante a corrida? Por que faria pra você?

3. Seguir as regras vs. criar as regras

Pessoas sem postura produtiva normalmente recebem uma sequência de tarefas e saem executando sem entender muito bem o porquê. Isso tira a motivação e aumenta muito a dificuldade da tarefa.

Em compensação, pessoas produtivas fazem questão de entender exatamente onde precisam chegar. A partir disso, elas conseguem criar seus próprios planos e executá-los de maneira eficiente.

4. Ter uma agenda vs. seguir uma agenda

Uma pessoa “ocupada” muitas vezes fala que boa parte das suas atividades envolvem agenda de outras pessoas. ““Eu preciso fazer isso para o meu chefe, isso para a minha mulher, isso para a escola e isso para o meu filho”.

No momento em que sua agenda só depende dos outros, você está desistindo de uma das maiores oportunidades que possui de fazer algo bacana.

Você deve definir a sua própria agenda, e focar em apenas entregar ou realizar a atividade até o prazo definido ou acordado com a outra pessoa. A definição da sua agenda normalmente é tão importante quanto cumprir tarefas.

Logicamente você não pode viver em sociedade sem interagir com outras pessoas e suas agendas, mas talvez a gente fique tão distraído que deixe de assumir a responsabilidade e fiquemos sem uma agenda própria.

Conclusão: Produza ou descanse, enrolação é desperdício

Que fique bem claro, trabalhar 37 horas por dia dificilmente é a coisa mais produtiva a se fazer. Assim como qualquer máquina, o corpo humano precisa de manutenção e se você não tiver momentos para descansar, uma hora a máquina quebra.

Por isso, não tem problema algum checar Facebook, tirar um cochilo ou levantar para tomar uma água, desde que seja num momento em que você esteja conscientemente descansando.

Ainda tem dúvidas?

Você já viu os 2 vídeos de produtividades do mês? Se não, veja abaixo.

ZTD–Zen to Done

 

Mudança de Hábito e Wunderkit

Aconselho também você ler o livro A Arte de Fazer Acontecer do David Allen.

 

Espero que vocês tenham gostado deste post. Acompanhem o blog no Facebook,Twitter,Canal do YouTube e Rss.

Este post é uma adaptação de 2 post do blog Saia do Lugar, Saia do Lugar.

Todo “processo” de uma Partida de Futebol em 2 min

Em plena fase final da Eurocopa foi muito legal achar este vídeo.

É um time-lapse que mostra um jogo entre Polônia e Itália realizado em novembro de 2011. As imagens começam antes do início da partida, com a chegada dos torcedores, aquecimento dos jogadores, mostra também todo o jogo e terminam com o estádio sendo esvaziado. Tudo isso em apenas 2 minutos. Eu que gosto muito de futebol achei show! Acho que quem não goste, também vai achar legal uma partida de 2 minutos, hehehe.

futebol 2 min

BPS Football Match Timelapse from LookyCreative on Vimeo.

Espero que vocês tenham gostado do vídeo. Acompanhem o blog noFacebook,Twitter,Canal do YouTube e Rss.

Este post é uma adaptação do Bemlegaus.

Materiais e Slides da Apresentação de ZTD - Zen to Done e da Apresentação de Mudança de Hábito e Wunderkit

A pedido de alguns seguidores estou listando os principais livros utilizados no meu estudo para fazer estes vídeos.
O primeiro dele é o livro do A Arte de Fazer Acontecer do David Allen.Este livro é muito bom, é o livro que deu origem ao GTD. Aconselho a todos comprarem.

Após a leitura deste livro, que considero importantíssimo, fiz a leitura da tradução do ZTD feita pelo Lucas Teixeira.
Também a pedido de alguns seguidores estamos disponibilizando no slideshare as apresentações de utilizadas nos vídeos de Aumentando a sua produtividade com ZTD e de Mudança de Hábito e Wunderkit.
Espero que vocês comprem este livro e utilizem estas apresentações. Acompanhem o blog no Facebook,Twitter,Canal do YouTube e Rss.

Mudança de Hábito e Ferramenta de Gestão do Tempo


Nesta semana estamos disponibilizando um vídeo sobre Mudança de Hábito, para você que hoje não consegue utilizar ferramentas e técnicas de gestão do tempo. Com algumas dicas te ajudaremos a realizar esta mudança e conseguir utilizar a técnica ZTD narrada aqui no blog, no post Aumentando a sua produtividade com ZTD – Zen to Done.
imagem_video_mudanca_de_habito2
Além disso vamos estar falando da ferramenta de Gestão que eu utilizado, que é a Wunderkit.





Assista este vídeo e de sua opinião. Se você gostou do vídeo, compartilhe ele com seus colegas e amigos e dê um gostei no youtube.

Neste mês teremos outros post sobre produtividade, acompanhem o blog no Facebook,Twitter, Canal do YouTube e Rss.

Estou sobrecarregado e agora? Preciso ser mais produtivo!

Sabe aquele momento que você não está mais aguentando fazer nada? Você está no seu limite? Ou melhor, sua vida está no limite? Você tem milhões de coisas para fazer, mas o seu dia só tem 24 horas? Lazer, esportes, diversão, tempo para você, para família ou amigos você não tem a muito tempo? Está sempre cansado e não tem disposição para nada?

Então eu só para falar 2 coisas para você:

1 - Você não é o único! Então você alegra e toca a bola para frente, pois você pensa que isso é natural, pois se tem tanta gente vivendo assim então está bom. Mas ai vem a segunda parte.

2 - Isso não é natural, sustentável e saudável. Logo se você continuar fazendo isso para sempre você terá alguns problemas. Entre eles estão os problemas de saúde, ou problema de relacionamento familiar, entre outros problemas.

Mas então qual é o problema?

O problema é que normalmente, para não dizer sempre, estamos sobrecarregados porque simplesmente aceitamos esta situação. Algumas pessoas gostam de estar assim, dá status, dá poder, dá motivação. A questão é até quando. Sabe aquela frase: “Passei o domingo todo trabalhando.”. Mas o que tem de bom nisso? E sua família e amigos? E você?

A verdade é que não é “chique” viver sem agenda para nada, sair do escritório todos os dias muito tarde, não ter final de semana, não fazer esporte, não se divertir. Na verdade é bem triste o que você pode estar fazendo da sua vida.

Se você continuar com isso sabe o que pode acontecer?

Tombstone

Tombstone por A.M. Kuchling, no Flickr http://www.flickr.com/photos/akuchling/61422611/

Pode acontecer isso.

Acorda! Se você enfartar hoje de estresse por causa da sua rotina, todo mundo vai chorar e a vida vai continuar. Ninguém é insubstituível. Ou você pega leva com você ou a vida vai pegar pesado por você!

Já estamos no meio do ano, e o que você realmente atingiu os seus objetivos, com esta corrida louca? Você tem objetivo e metas? Se não tiver crie, se tiver revise. Sempre se lembrando de revisar os objetivos, o equilíbrio da sua vida e os resultados obtidos. Analise como foram seus meses até aqui e veja se quer repetir esse padrão.

Lembre-se que sempre é possível dizer não, limitar seus horários, delegar, aumentar a sua produtividade com ZTD – Zen to Done (que é narrada no vídeo abaixo), use melhor seu e-mail, permita ao time tomar decisões, comece a praticar um esporte, etc. Você que manda na sua vida, não é?

Não adianta você querer brigar contra o relógio, pois está é uma variável imutável e igual para todos. O dia só tem 24 horas e não importe o que você faça. Então a única coisa que você pode fazer é administrar bem o tempo e tentar ganhar em produtividade para dar conta das tarefas sem perder os prazos. Não há fórmula mágica, mas os administradores mais bem-sucedidos compartilham algumas características que podem servir de inspiração.

De acordo com a colunista da Inc. Margaret Heffernan, as pessoas mais produtivas são aquelas que conseguem ter uma visão abrangente sobre os problemas:

  • Vida fora do trabalho (com hobbies e projetos simples);
  • Tempo para respirar (para não ter esgotamento da sua capacidade de raciocínio);
  • Visão sob múltiplas perspectivas (conhecer e trabalhar em diversos projetos e setores da empresa) ;
  • Contatos (conversar com os colegas de outras áreas) ajudam a se sair melhor.

Falando tudo isso, então pensamos o seguinte:

Vivemos para trabalhar ou trabalhamos para viver?

Acredito que trabalhar faz bem e nos engradece em diversos aspectos: moral, psicológico, social, pessoal, etc, porém trabalhar demais é inverter a ordem das coisas. Penso que devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

Uma coisa que temos que entender é que, por melhor que sejamos não somos únicos ou insubstituíveis. Logo se você vier a faltar (doença ou mesmo morte) a empresa não irá parar ou falir. Provavelmente ela terá seus problemas, mas seguirá adiante.

O normal é ter o “senso de responsabilidade” que em alguns profissionais é muito grande. Mas não podemos deixar isso ser maior que a sua vida, que a sua saúde, tanto física como psicológica.

Então vamos todos trabalhar muito, usar diversas técnicas de administração de tempo (como o ZTD), mas sempre lembrando que o principal é viver.

 

Este é mais um post do mês sobre produtividade e ZTD, acompanhem o blog no Facebook,Twitter, Canal do YouTube e Rss.

Este post foi criado utlizando como referencia os post de Blog Mais Tempo, Andrefonseca e Andrespinola

Aumentando a sua produtividade com ZTD – Zen to Done

A partir do mês de junho, vamos ter vídeos mensais no nosso blog. Este é o primeiro vídeo, com isso temos alguns ajustes a serem feitos, mas pedimos dicas e opiniões sobre como melhorar o mesmo.
imagem_gravação
O tema deste primeiro vídeo é ZTD – Zen to Done uma metodologia de trabalho simples e poderosos que podemos utilizar diariamente para aumentar a produtividade, organizar a nossa vida e também para diminuir o estresse.
ZTD–Zen to Done
Assista o vídeo e de sua opinião.
Neste mês teremos outros post sobre produtividade e ZTD, acompanhem o blog no Facebook, Twitter, Canal do YouTube e Rss.